25
2019
UFGD sedia etapa final do Projeto INOVIA
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sediará, na última semana de julho, a etapa final do projeto "A universidade latino-americana no coração dos desafios de inovações sociais e técnicas sustentáveis nos sistemas agroalimentares territoriais – INOVIA".
Para a ocasião, está prevista a vinda de dois representantes de cada uma das instituições participantes. Fazem parte do projeto instituições de ensino superior de sete países: Brasil (USP e UFGD), Costa Rica, Bolívia, França (responsável pela Coordenação Geral do Projeto), Bélgica, Espanha e Portugal.
O cronograma de atividades para o seminário de encerramento conta com encontros na Universidade, visitas a projetos e laboratórios da Instituição, visitas a indústrias da região, além de uma viagem a cidade de Bonito-MS, onde serão apresentados projetos e empreendimentos com grande potencial de desenvolvimento social, ambiental e econômico, como a "Casa do Vidro", "Taboa Fábrica de Encantos" e a agroindústria de produção de doces "Dona Izaltina".
Atividades
De 11 a 15 de março aconteceu, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, o Seminário sobre "Transferência del saber universitário al mundo profesional", previsto no cronograma de atividades do projeto INOVIA.
Durante o evento foram apresentados materiais e-learning sobre "Desarrollo de la plataforma de intercambio/Servicio Universidad/Empresa", e contou com a participação dos professores Eliana Janet Sanjinez Argandoña e Gerson Ribeiro Homem da Faculdade de Engenharia (FAEN), representantes da equipe do projeto INOVIA da UFGD.
O Projeto INOVIA é financiado pelo Programa "Erasmus+: Higher Education – International Capacity Bullding". Na UFGD, a equipe é composta, além dos professores Eliana e Gerson, por mais duas professoras do curso de Engenharia de Alimentos: Silvia Maria Martelli e Sueli Marie Ohata.
Jornalismo ACS/UFGD