08
2026
UFGD recebe pesquisador da Universidade de Sheffield para fortalecer pesquisas com drones e inteligência artificial

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) recebeu, entre 29 de setembro e 2 de outubro, o pesquisador Jefersson Alex dos Santos, professor da Universidade de Sheffield, no Reino Unido. A programação reuniu encontros científicos, apresentação de pesquisas e visita à Fazenda Experimental de Ciências Agrárias (FAECA), em Dourados, para discutir aplicações de drones e inteligência artificial e ampliar oportunidades de cooperação internacional. A vinda do pesquisador foi financiada pelo projeto BeefTwin, apoiado pela UK Research and Innovation (UKRI), que desenvolve gêmeos digitais com inteligência artificial para promover a sustentabilidade, a produtividade e o bem-estar animal na bovinocultura de corte.
A visita foi articulada pelo professor Everton Castelão Tetila, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET), com pós-doutorado na área de inteligência artificial e coordenador do Grupo de Pesquisa em Métodos e Sistemas de Computação Aplicada. Na FACET, o pesquisador também foi recebido pelo coordenador do curso de Engenharia de Computação, Alexandre Szabo, e pelo diretor da Faculdade, Sidnei Azevedo de Souza.
Um dos destaques foi a apresentação do projeto “Drones para reflorestamento dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal”, coordenado por Tetila e apoiado pela Fundect, por meio da Chamada 08/2024 – Mudanças Climáticas. A pesquisa avalia o uso de drones na semeadura de espécies nativas e a aplicação de imagens aéreas e inteligência artificial para acompanhar a emergência e o desenvolvimento das plantas.
Durante a visita à FAECA, Jefersson conheceu os ensaios de germinação e as biocápsulas que contêm sementes florestais, preparadas para futura dispersão por drone. A tecnologia está em avaliação como alternativa para apoiar a recuperação de áreas degradadas. Os testes permitem observar a germinação das sementes, o desenvolvimento inicial das mudas e a degradação das cápsulas antes das aplicações em campo.
A programação incluiu uma visita à área da FAECA destinada à restauração ecológica. Jefersson também conheceu o drone DJI Agras T30, que será utilizado com um dispositivo de lançamento de biocápsulas para realizar a semeadura aérea de espécies florestais. O sistema foi concebido para controlar a liberação das cápsulas durante o voo.
O estudo prevê uma área experimental de oito hectares, organizada em quatro parcelas com espécies do Cerrado, da Mata Atlântica, do Pantanal e de transição entre os biomas. O acompanhamento com imagens de drones busca auxiliar a contagem de plantas e a análise da distribuição e do estabelecimento das espécies. Os resultados deverão contribuir para avaliar a viabilidade da técnica e orientar seu aprimoramento.
As reuniões também abordaram aplicações de visão computacional e inteligência artificial na pecuária de precisão, incluindo inventário e contagem de animais, estimativa de peso individual e por lote, análise da distribuição espacial do rebanho e monitoramento do comportamento, da alimentação e de indicadores de saúde e bem-estar animal. A agenda aproximou pesquisadores da UFGD, da Universidade de Sheffield e da Embrapa Agricultura Digital, com perspectivas de elaboração de projetos e publicações em colaboração.
A presença do pesquisador permitiu apresentar a infraestrutura e os experimentos da UFGD e discutir novas frentes de parceria internacional voltadas à inovação tecnológica, à produção agropecuária e à restauração ambiental.
Fonte: Prof. Dr. Everton Castelão Tetila - FACET/UFGD


