UFGD participa intensamente da programação da Reunião Anual da SBPC

Atualizada: 25/07/2019

O principal evento anual da comunidade científica brasileira está acontecendo nesta semana em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. A 71ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) teve sua abertura ontem, dia 21, e segue até sábado, 27 de julho.
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está participando intensamente da programação do evento, com professores e estudantes participando de debates, mesas redondas, palestras, rodas de conversa e apresentação de pôsteres.
Além disso, a UFGD tem um estande em que alguns grupos de pesquisa estão mostrando um pouquinho do que se desenvolve em mais de uma centena de laboratórios da instituição. Estão no estande representantes dos grupos de pesquisa: Tecnologias Aplicadas à Sustentabilidade Agrícola; do Laboratório de Ecotoxicologia e Genotoxicidade; de Biologia Aplicada à Saúde; de Catálise Orgânica e Biocatálise; de Biotecnologia e Bioprospecção Aplicados ao Metabolismo e de Olericultura e Plantas Medicinais.
Passaram pelo estande da UFGD algumas das principais autoridades de financiamento e incentivo à pesquisa no Brasil, como o presidente da CAPES, Anderson Ribeiro Correia, e o Secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior.

Editora UFGD
A Editora da UFGD também está aproveitando o evento para apresentar ao público as mais de 160 obras já publicadas em dez anos de existência. Criada em 2006, a Editora da UFGD já publicou livros, e-books e cadernos acadêmicos (material para uso em sala de aula), como forma de divulgar a produção intelectual de nossa universidade. As publicações da Editora UFGD ajudam a divulgar os resultados das pesquisas acadêmicas dos estudantes de graduação, pós-graduação, dos servidores docentes e técnico-administrativos, bem como as obras de profissionais de outras instituições de ensino e pesquisa.

Atividades do primeiro dia
No dia de hoje, 22, alguns professores da UFGD participaram de debates com pesquisadores de outras instituições do país. O professor Diego Marques da Silva Medeiros, da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA/UFGD) compôs uma roda de conversa sobre “Ensino de Biologia”. O professor Edson Lucas dos Santos, também da FCBA/UFGD, participou de uma mesa redonda sobre desenvolvimento de medicamentos no Brasil. E o professor Arquimedes Gasparotto Junior, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFGD) fez parte de uma mesa redonda sobre produtos naturais que podem ser pesquisados para compor medicamentos.
Ainda hoje, estudantes e professores da UFGD apresentaram pôsteres com resumo de pesquisas de diversos assuntos como: uso de nanopartículas em produtos químicos; avaliação da toxicidade do alumínio em células de ovários; efeitos de nanopartículas de prata em células de organismo vivo; doenças em lagarta da soja; análise do conforto térmico em casas de conjuntos habitacionais de Dourados; e análises sobre formação continuada de professores.

Programação de terça-feira
Confira as palestras em que professores da UFGD estarão participando nesta terça-feira, dia 23.

Conferência: PESQUISA ETNOFARMACOLÓGICA DO BIOMA SUL-MATO GROSSENSE APLICADA ÀS DOENÇAS CARDIOVASCULARES (SBFTE) (Sênior)
Terça-feira, 23/7/2019, das 10h30 às 12h, na FADIR - Bloco 03 - sl. 802.
Conferencista: Arquimedes Gasparotto Junior (UFGD)
Apresentadora: Maria Ligia Rodrigues Macedo (UFMS)

Conferência: INTELECTUAIS NEGRAS UFRJ: NOVAS EPISTEMOLOGIAS ACADÊMICAS (SBPC Afro e Indígena)
Terça-feira, 23/7/2019 - das 10h30 às 12h, na FAED - Bloco 08 – Anfiteatro.
Conferencista: Giovana Xavier (UFRJ)
Apresentadora: Claudia Cristina Ferreira Carvalho (UFGD)

Mesa-Redonda: OS PRIMEIROS SEIS MESES DO NOVO GOVERNO: UM BALANÇO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (ANPOCS, ABA, ABCP) (Sênior)
Terça-feira, 23/7/2019 - das 15h30 às 18h, na sala Multiuso 1 - Bloco 15 - sl. 006.
Coordenadora: Miriam Pillar Grossi (UFSC)
Palestrantes: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ), Victor Garcia Miranda (UFMS) e Marcelo da Silveira Campos (InEAC, UFGD)

Mesa-Redonda: COSMOVISÃO GUARANI: PERSPECTIVA INDÍGENA (NEABI/UFMS) (SBPC Afro e Indígena)
Terça-feira, 23/7/2019 - das 15h30 às 18h, na FAED - Bloco 08 - sl. 108.
Coordenadora: Teodora de Souza (SED/MS)
Palestrantes: Eliel Benites Guarani (UFGD), Isaac João (UFGD) e Joaquim Ayala (SED).

sbpc 1
Visita de representantes do MEC no estande da UFGD

sbpc 2
Estande da UFGD na SBPC.

sbpc 3
Estande da UFGD na SBPC.

sbpc 4
Equipe de servidores e estudantes representando a UFGD na reunião anual da SBPC.

sbpc 5

sbpc 6
Editora da UFGD apresenta mais de 160 obras já publicadas em 13 anos de atividades.

sbpc 7
Bolsistas da Iniciação Científica representando a pesquisa da UFGD

sbpc 8
Estudantes representando a pesquisa da UFGD