acessibilidade

Início do conteúdo da página
Julho
25
2025

UFGD oferece 751 vagas para ingresso no segundo semestre de 2025 em cursos de graduação

  Atualizada: 25/07/2025
Essa é a oportunidade para quem quer começar a faculdade ainda neste ano

 

 

 

PSSI
Divulgação

 

Quem sonha em estudar em uma universidade pública, gratuita e com ensino de alta qualidade tem agora uma grande oportunidade. Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Ingresso nos Cursos de Graduação da UFGD (PSSI-2025). Ao todo, são ofertadas 751 vagas para começar a estudar ainda neste ano, no segundo semestre letivo de 2025.

Não será cobrada taxa de inscrição para esse processo seletivo. A UFGD, por ser uma universidade pública, não cobra matrícula nem mensalidades. Além disso, a universidade oferece muitas oportunidades de auxílios, bolsas e estágios com remuneração


Como funciona o PSSI?

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, no site: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/pssi/pssi-2025. Para se inscrever, a pessoa candidata deve informar a média aritmética das notas finais de Língua Portuguesa e Matemática do 3º ano do Ensino Médio. Essa média será o critério para avaliação, e as notas deverão ser comprovadas no ato da matrícula, por meio do histórico escolar. Se a média informada na inscrição for diferente daquela que consta no histórico, a matrícula será anulada.

O resultado final será publicado no dia 8 de agosto e as matrículas começarão a partir do dia 11 de agosto, conforme cronograma que será divulgado em editais específicos.

 

Vagas reservadas e inclusão

Do total de vagas ofertadas, metade é destinada a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa reserva, há recortes específicos para renda (até ou acima de um salário-mínimo por pessoa) e para grupos historicamente excluídos.

As vagas reservadas serão preenchidas por pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD), em proporções correspondentes à população de Mato Grosso do Sul, de acordo com o último Censo do IBGE. As cotas garantem representatividade e equidade, promovendo o acesso à universidade pública para diferentes grupos sociais. A distribuição completa de vagas por curso e por modalidade de ingresso está detalhada no edital.

 

Cursos oferecidos

As vagas estão distribuídas em 24 cursos de graduação presenciais nas mais diversas áreas do conhecimento. Confira os cursos com vagas abertas: Artes Cênicas; Biotecnologia; Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura); Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Engenharia Agrícola; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia da Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Física; Geografia; Gestão Ambiental; História; Letras; Licenciatura em Educação do Campo; Matemática; Nutrição; Química (Licenciatura e Bacharelado); Tecnologia em Escrita Criativa; e Zootecnia.

Jornalismo ACS/UFGD




    Fotos