UFGD incentiva contribuintes a usar o Imposto de Renda para fazer doações

Atualizada: 22/04/2020
Diante da crise econômica, faz-se mais importante destinar parte do imposto para instituições que ajudam crianças e adolescentes de nossa cidade

Professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estão incentivando que os contribuintes aproveitem a declaração do Imposto de Renda 2020 para colaborar com a causa humanitária, especialmente nesse momento de crise econômica.

Já que o governo federal prorrogou o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda até 30 de junho de 2020, ainda há oportunidade para todos os contribuintes que tenham o desejo de ajudar instituições beneficentes que amparam crianças e adolescentes.

“Os contribuintes podem destinar parte do seu imposto de renda para uma causa especial. Para isso, as pessoas físicas devem entregar a declaração com opção pela tributação por deduções legais ("modelo completo"), e as pessoas jurídicas optar pela tributação com base no Lucro Real. Os recursos são destinados ao financiamento de inúmeros projetos em prol de crianças e adolescentes do respectivo município, apresentados por entidades credenciadas”, informa a professora Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira.

A professora enfatiza que o recurso arrecadado não vai para o governo federal, estadual ou prefeitura, mas é repassado diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). São os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob a fiscalização do Ministério Público do Estado, que decidem como distribuir o dinheiro entre as entidades que estão credenciadas. Essas entidades passam por auditorias e precisam estar com as prestações de contas rigorosamente em dia.

No município de Dourados, as entidades que recebem os recursos são: Ação Familiar Cristã; Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD); Lar Ebenézer; Associação Pestalozzi de Dourados; Casa Criança Feliz; Centro de Integração do Adolescente “Dom Alberto”; APAE – Escola de Educação Especial “Maria Júlia Ribeiro”; Instituto Fuziy e Lar de Crianças Santa Rita.

Quem tiver dúvidas sobre como fazer a doação ao preencher a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física pode entrar em contato com o professor doutor Rafael Martins Noriller, por meio do e-mail institucional: rafaelnoriller@ufgd.edu.br. As respostas são enviadas em até 36 horas. Estas orientações fazem parte do Projeto de Extensão Dúvidas (SOS) Imposto de Renda Pessoa Física. Mais informações em: https://portal.ufgd.edu.br/setor/assessoria-comunicacao/informe/dicas-para-destinar-o-imposto-de-renda-para-o-fmdca--eca

Jornalismo ACS/UFGD