acessibilidade

Início do conteúdo da página
Janeiro
17
2023

UFGD está com inscrições abertas para 270 vagas na Especialização “Ciência é 10!”

  Atualizada: 17/01/2023
Tanto as inscrições quanto o curso são gratuitos. As aulas serão ministradas na modalidade de ensino a distância e os encontros presenciais acontecerão em nove cidades de MS

ufgd

Divulgação

 

 

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para a Especialização “Ciência é 10!”, realizada na modalidade de ensino a distância. O curso de pós-graduação lato sensu é gratuito e destina-se aos professores da rede pública que são graduados em Licenciatura em Ciências da Natureza, Física, Biologia, Química, ou áreas afins, e que ministram disciplinas de Ciências para os anos finais do ensino fundamental (6º a 9º ano). 

 

A seleção dos candidatos é feita em uma única fase, constituída de análise curricular. O curso tem duração de um ano e meio e a previsão é de que as aulas comecem em abril. O oferecimento é da Faculdade de Educação a Distância (EaD) da UFGD e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). 

 

As aulas presenciais são às sextas-feiras no período noturno e aos sábados nos períodos matutino e vespertino, em datas a serem divulgadas no calendário acadêmico do curso. Os encontros presenciais são sediados em nove polos da UFGD, localizados nas cidades de: São Gabriel do Oeste, Paranhos, Bataguassu, Costa Rica, Rio Brilhante, Camapuã, Miranda, Porto Murtinho e Água Clara. 

 

Cada polo oferece 30 vagas, totalizando 270 vagas, sendo que 20% são reservadas para candidatos autodeclarados negros (pretos/pardos) ou indígenas e para pessoas com deficiência (PCD).

 

As inscrições são gratuitas e feitas até às 20h de 13 de fevereiro através da página: https://sistemas.ufgd.edu.br/scpg-inscricao. Os candidatos precisam fornecer os dados cadastrais solicitados pelo sistema e enviar a documentação digitalizada, inclusive a “Tabela de pontuação de currículo” (Anexo 2 do edital) preenchida e com os comprovantes. O período de inscrição termina em 13 de fevereiro. 

 

De acordo com o cronograma, a relação das inscrições aceitas será divulgada em 15 de fevereiro, a análise dos currículos será de 27 de fevereiro a 3 de março e o resultado final será publicado em 9 de março. O período de chamada para matrículas será informado na convocação dos candidatos aprovados, no site da UFGD (https://editais.ufgd.edu.br/ ) ou da Faculdade de Educação a Distância (https://portal.ead.ufgd.edu.br/).

 

A Especialização “Ciência é 10!” busca apresentar e aprofundar saberes pedagógicos, a partir da oferta de suporte teórico, prático e metodológico para a atuação docente, pautados nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho. Por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), essa especialização será ofertada simultaneamente por diversas instituições da rede de ensino pública.

 

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo deverão ser obtidas somente com membros da equipe de Formação Continuada da EaD/UFGD, pelo e-mail formacaocontinuadaead@ufgd.edu.br.

 

Acesse o Edital de Abertura COESCE nº 01, de 10 de janeiro de 2023 – Processo Seletivo para ingresso no curso Especialização Ensino de Ciências – anos finais do ensino fundamental “Ciência é 10” no link: https://portal.ead.ufgd.edu.br/edital-de-abertura-coesce-no-01-de-10-de-janeiro-de-2023_selecao-de-estudantes_pos-graduacao_ciencia-e-10_consolidado-16-01-2023/

 

Jornalismo ACS/UFGD

 



    Fotos