2023

UFGD destina 270 vagas de cursos de graduação para acolhida humanitária de refugiados e migrantes

Atualizada: 21/03/2023
As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de março, pela Internet

Acolhida Humanitária

Divulgação

Refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária e portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária ou para reunião familiar podem fazer um curso de graduação na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio do Processo Seletivo de Acolhida Humanitária (PSAH-2023/UFGD), que oferece 270 vagas em 29 cursos.

O foco da Universidade é acolher as pessoas em condições de vulnerabilidade migratória já que, na última década, Mato Grosso do Sul tem recebido centenas de migrantes, especialmente haitianos e venezuelanos, que saíram de seus países por causa das graves crises ambientais e econômicas.

Por ser uma ação institucional de acolhida humanitária, a seleção tem apenas uma fase, a prova de redação em Língua Portuguesa, que será aplicada em 10 de abril, das 19h às 21h. No dia da prova, o candidato deve chegar com, no mínimo, 45 minutos de antecedência, apresentar documento original de identificação com foto e usar caneta esferográfica preta ou azul escura, confeccionada em material transparente.

INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita, vai até 31 de março e pode ser feita pelo próprio candidato ou por alguém que assumirá a responsabilidade pelas informações prestadas, sem necessidade de apresentar procuração. A página do processo seletivo com os procedimentos que são necessários é: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/psah/psah-2023-1

Para inscrever-se, é preciso acessar a Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br/), preencher os dados cadastrais, a ficha de inscrição eletrônica e selecionar o curso que deseja concorrer.

VAGAS

São 270 vagas em 29 cursos: Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, letras, Letras, Letras Libras, Licenciatura em Educação do Campo, Matemática, Nutrição, Psicologia, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.

PRINCIPAIS DATAS

O cronograma prevê que a UFGD convocará os inscritos para a realização das provas por meio de edital divulgado em 6 de abril, os candidatos farão a prova de redação em 10 de abril, na cidade de Dourados (em local a ser informado na Área do Candidato), o resultado preliminar será publicado em 17 de abril e, após o período de recursos, o resultado final será divulgado em 19 de abril. O início do primeiro semestre letivo de 2023 será em 15 de maio.

CONTATOS

Centro de Seleção (fase de inscrição): telefone (67) 3410-2840 e e-mail centrodeselecao@ufgd.edu.br .

Secretaria Acadêmica (documentação, ingresso e matrícula): telefone (67) 3410-2820/ 2825 / 2826 ou, ainda, pelo e-mail secac@ufgd.edu.br .

Página oficial do PSAH-2023/UFGD: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/psah/psah-2023-1