2021

UFGD convida estudantes para roda de conversa sobre volta às aulas, rotina e convivência familiar

Atualizada: 31/03/2021
Os participantes terão liberdade para expressar suas vivências, êxitos e decepções e as psicólogas farão introdução, mediação e fechamento levando em consideração as demandas apresentadas

ufgd
Divulgação

Em 8 de abril (quinta-feira), às 15h, será realizada uma roda de conversa virtual com o tema: “Volta às aulas, Rotina e Convivência Familiar". A organização é da equipe de Atendimento Psicossocial da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) e do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FCH). A programação ocorrerá por meio de videoconferência do Google Meet e as inscrições podem ser feitas desde já no formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/uoyW22SxQXmQdJsf9.

Em busca de proporcionar um espaço para troca de experiências entre os estudantes, as profissionais da área farão uma fala introdutória com algumas observações que têm percebido sobre as dificuldades no relacionamento intrafamiliar durante a pandemia do novo coronavírus e sobre o ensino remoto e as frustrações perante o não retorno ao ensino presencial novamente em 2021. Em seguida, os participantes terão liberdade para expressar suas vivências, êxitos e decepções.  As psicólogas farão mediação das colocações dos alunos e ao final farão um fechamento levando em consideração as demandas apresentadas. A previsão é de que a duração do evento seja de no máximo 1h30.

Essa roda de conversa poderá auxiliar o estudante a reconhecer que não está sozinho diante dos desafios que tem enfrentado, redes de apoio podem ser criadas e o evento também poderá ser uma oportunidade para o levantamento de alternativas saudáveis mesmo diante de tantas dificuldades.

Ao preocupar-se com a saúde mental dos discentes, a organização da atividade defende que, assim como a saúde física, a saúde mental é uma prioridade e questão de permanência no Ensino Superior. “Além disso, é preciso construir uma cultura de saúde mental, rever as diretrizes de ensino e aprendizagem no Ensino Superior que priorizam a competitividade e, em muitos momentos, servem ao modo de produção e não às pessoas”, adverte a psicóloga Talita Meireles Flores.

Ao longo do ano outras temáticas serão assunto das rodas de conversa como: Sofrimento psíquico e ansiedade do estudante universitário na pandemia; Saúde mental da população LGBT+; Saúde mental da população indígena; Organização do tempo; Procrastinação e saúde mental; Suicídio e saúde mental; Saúde mental e questões de gênero e; Saúde mental da população negra.

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL
Os estudantes que desejam acionar o Atendimento Psicossocial da UFGD podem entrar em contato pelo WhatsApp dos números de telefone: 6792571523 e 67992953410. A equipe tem trabalhado com atendimentos individuais através de plantões e Psicoterapia Breve. Os plantões são atendimentos pontuais e acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, de forma online, em razão da pandemia e conforme as orientações do Conselho Federal de Psicologia. Eles acontecem pode meio de mensagem de texto, áudio, chamada de vídeo ou chamada de áudio, da maneira que o estudante diga se sentir mais à vontade. Já para a Psicoterapia Breve, por causa da lista de espera, a equipe pede que o interessado preencha o formulário eletrônico disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1FzDJbfw8iS5nRdbeU1ogLk76WPA3xDJQFxw_tEgqTLw/viewform?edit_requested=true

Jornalismo ACS/UFGD