acessibilidade

Início do conteúdo da página
Setembro
03
2021

Servidores da UFGD são premiados em maior evento de Contabilidade e Atuária da América Latina

  Atualizada: 03/09/2021

O artigo Estruturas de Governança e seus vínculos com a Justiça no contexto das Organizações Cooperativas, elaborado por Rafael Todescato Cavalheiro, Andréia Maria Kremer e Régio Márcio Toesca Gimenes, ganhou o prêmio de melhor trabalho na área de Contabilidade Governamental e Terceiro Setor no 21º USP International Conference in Accounting. Rafael é egresso do curso de Ciências Contábeis e atualmente cursa o doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP-RP; Andréia é egressa do curso de Administração e doutora em Administração pela UFMS. Ambos são mestres em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde hoje atuam como técnicos administrativos e professores bolsistas na Faculdade de Educação a Distância. O estudo foi desenvolvido pelos egressos em coautoria com o professor da UFGD, Régio Toesca.

Tradicional no calendário contábil do país, o USP International Conference in Accounting é o maior evento de pesquisa e extensão em Contabilidade e Atuária da América Latina e é organizado pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). O evento, realizado entre 28 e 30 de julho de 2021, é responsável por uma grande difusão de conhecimento e interação com a sociedade, pois atrai profissionais, estudantes de graduação, pós-graduação e acadêmicos de várias universidades do Brasil e do mundo.

A CONTRIBUIÇÃO DO ARTIGO

Como as organizações cooperativas possuem características singulares em seus processos e estruturas de controle, o artigo apresenta um modelo teórico que possibilita explicar os vínculos entre o pacote de governança (PGov) e a percepção de justiça dos cooperados e como ambos refletem no desempenho relacional das cooperativas.

A compreensão dos vínculos entre o PGov e a justiça organizacional e seus reflexos no desempenho é importante, pois ajudará a identificar como cada tipo de justiça funciona e como os controles e estruturas de governança são estabelecidos no contexto cooperativista. Os autores acreditam que a aplicação do modelo proposto possibilitará que os canais de justiça ideais possam ser identificados, potencializando o alcance da estrutura de governança e atingindo os objetivos das organizações cooperativas.

O PRÊMIO

O Prêmio PwC Brasil - Melhores Trabalhos Congresso USP identificou, dentre os 166 trabalhos aprovados, os 3 melhores de cada uma das 8 áreas temáticas. Na área V - Contabilidade Governamental e Terceiro Setor, coordenada pela professora Cláudia Ferreira da Cruz (UFRJ) e professor Janilson Antonio da Silva Suzart (CGU), concorreram trabalhos de autores da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio de Janeiro e da UFGD, sendo o trabalho dos autores da UFGD o escolhido como vencedor da área. O prêmio representa o reconhecimento da qualidade da pesquisa realizada por egressos e docentes da UFGD no maior evento de contabilidade da América Latina, marcando posição de destaque no cenário científico nacional e internacional.

O artigo premiado pode ser acessado gratuitamente pelo link:

https://congressousp.fipecafi.org/anais/21UspInternational/congressao-consultar-trabalho-por-titulo.html.

 

Jornalismo ACS/UFGD com informações do site do evento