Janeiro
2023

Seleção de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN) prevê 10 bolsas para estudantes da UFGD

Atualizada: 17/01/2023

ufgd

Divulgação

Será encerrado em 26 de janeiro o período de inscrições de propostas para o Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN) no âmbito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Estão previstas 10 bolsas para os estudantes, no valor de R$ 400 mensais, de março a dezembro de 2023.

Esse programa tem como objetivo incentivar que estudantes dos cursos de licenciatura, sob orientação de servidores da universidade, realizem projetos de pesquisa com enfoque na educação básica. A iniciativa é fundamental para integrar a universidade e as escolas e contribuir com a formação de professores.

Tanto docentes quanto técnicos administrativos poderão apresentar propostas, desde que tenham título de mestre ou doutor. Para a inscrição, a proposta deverá ser encaminhada para o e-mail da Divisão de Programas (cograd.programas@ufgd.edu.br) do e-mail institucional (domínio: @ufgd.edu.br) do responsável pelo projeto (orientador).

Entre os documentos necessários está a cópia do projeto de pesquisa cadastrado e submetido via Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) e o Plano de Trabalho do Estudante (Anexo 1 do edital) que deverá ser assinado e encaminhado juntamente com a aprovação do Conselho Diretor e com o atestado de matrícula do estudante.

O bolsista não poderá acumular a bolsa PROLICEN com bolsas de outros programas vigentes na UFGD e de outras instituições nacionais ou internacionais, com exceção dos programas de Assistência Estudantil. Ainda, os bolsistas deverão entregar, mensalmente, uma declaração de desenvolvimento de atividades, um relatório parcial no quinto mês e um relatório final no décimo mês de execução do projeto. O trabalho ainda deve ser divulgado no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) e em outros eventos acadêmicos.

De acordo com o cronograma, a análise e seleção de projetos e planos de trabalho ocorrerá de 2 a 17 de fevereiro, o resultado preliminar será divulgado em 24 de fevereiro e o resultado final será homologado em 28 de fevereiro, para início da vigência dos projetos em março.

Para encontrar o edital, o formulário de inscrição e o modelo de projeto, basta acessar o endereço eletrônico https://editais.ufgd.edu.br/processo/593/processo.

Jornalismo ACS/UFGD