Revista de Extensão e Cultura da UFGD recebe trabalhos para próxima edição

Atualizada: 08/10/2021
Podem ser submetidos artigos, entrevistas e relatos de experiência. Além de professores e técnicos, estudantes também podem compartilhar sua vivência extensionista por meio de publicações no periódico

A revista Realização - Revista on-line de Extensão e Cultura, periódico científico da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados (PROEX/UFGD), está recebendo trabalhos para sua próxima edição, que será publicada em dezembro deste ano.

A periodicidade da revista é semestral e em cada número são publicados, no mínimo, doze trabalhos, que podem ser escritos em português, espanhol e inglês. Como a submissão se dá em fluxo contínuo, ou seja, está sempre aberta, ocasionais trabalhos excedentes serão publicados em um próximo volume.

Os trabalhos devem ser submetidos de maneira eletrônica, por meio do site da revista. Para isso, é necessário realizar um cadastro e, em seguida, efetuar login na plataforma. Podem ser enviados textos nos formatos de artigos, entrevistas e relatos de experiência, sendo que a seleção será feita por pares, às cegas – profissionais com experiência em Extensão Universitária.

Além de estarem centrados na temática extensionista, os trabalhos serão analisados conforme prioridade do tema, consistência científica, originalidade, atualidade da informação e atendimento das normas éticas e técnicas. A revista RealizAção não cobra taxas de submissão, processamento e publicação.

UFGD NA COMUNIDADE

A revista RealizAção teve sua primeira edição em 2014 e, desde então, veicula publicações de extensionistas de diferentes Instituições de Ensino Superior. Seu objetivo é tornar públicos as reflexões e os resultados de ações de extensão desenvolvidas em âmbito local, regional, nacional e internacional, em rede de atores e de instituições sociais.

Além de docentes e técnicos, estudantes, com ênfase aos bolsistas de extensão, também podem socializar os resultados das ações de que participam por meio de artigos na RealizAção.

Um dos editores chefes da revista, o professor Euclides Reuter de Oliveira, afirma que o periódico, além de ser mais um meio de divulgação das atividades universitárias, contempla, também, a qualificação das ações de extensão. "O professor universitário se envolve com o ensino, ‘que está correlacionado em administrar matérias em sala de aula e na prática no campo, com a pesquisa, ‘que é o desenvolvimento científico e tecnológico com abrangência em pesquisa básica e aplicada’ e, por fim, com a extensão, ‘que é a forma de compartilhar esses conhecimentos com o público interno e externo à Universidade’. Além da divulgação desse conhecimento ser feita por reuniões, palestras, participação em congressos, dias de campo, entre outras atividades, a UFGD apresenta, dentre várias revistas científicas, a RealizAção, que é voltada para a extensão. Hoje, a revista encontra-se com as publicações em dia e tendo, gradativamente, aumento de acesso aos artigos por meio das publicações e da leitura”, ressalta o docente.

O periódico possui avaliação Qualis-CAPES B5 e se enquadra como interdisciplinar em área do conhecimento.

Mais detalhes sobre a revista RealizAção, suas políticas editoriais e regras de submissão estão no site da publicação: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/index. Para contato com a equipe editorial: realizacao@ufgd.edu.br.

Jornalismo ACS/UFGD

revista