acessibilidade

Início do conteúdo da página
Agosto
24
2017

​Relação Brasil-Paraguai é tema de palestra para alunos-oficiais da ECEME

  Atualizada: 24/08/2017
Chefe do ESAI abordou o tema para militares na última terça-feira

As relações Brasil-Paraguai de 2003 até os dias atuais foi tema da palestra ministrada pelo Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais - ESAI/UFGD, Tomaz Espósito Neto, na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, nesta terça-feira (22/08).
A palestra integrou o painel temático sobre políticas públicas e fronteira: o caso do SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) e foi voltada a alunos-oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME, fazendo parte também da viagem de estudos estratégicos da Escola. 
A UFGD é uma das universidades que integra o Polo SISFRON de Desenvolvimento e Inovação para Mato Grosso do Sul e o Programa Tríplice Hélice do Setor de Defesa, juntamente com a Uems, Comando Militar do Oeste, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e a sociedade civil.
O SISFRON  - é um dos projetos estratégicos do Exército Brasileiro que tem objetivo de implantar um moderno equipamento que vai permitir a fiscalização da faixa de fronteira do Brasil com 10 países sul-americanos. A Força Terrestre do SISFRON pretende finalizar até 2018 a atual fase de implantação do projeto piloto na região da fronteira seca com o Paraguai, uma faixa correspondente a cerca de 660 km. Além de garantir a segurança interna do país ao impedir entrada de drogas e armas, o Sistema é considerado estratégico até para a economia do Brasil. 
O ESAI - é um órgão suplementar da UFGD que articula e elabora projetos internacionais procurando incentivar e desenvolver convênios com instituições de ensino e organismos que possam viabilizar tais ações. É de competência do Escritório também manter contato com instituições nacionais e  estrangeiras visando possibilitar a execução de ações previstas nos acordos de cooperação internacionais de responsabilidade da Universidade. 



    Fotos

"
"