acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
14
2023

Rajadas de ventos fortes causam estragos na Unidade 2 da UFGD

  Atualizada: 14/11/2023
Os prédios mais prejudicados são da Faculdade de Educação a Distância (EAD), da Prefeitura Universitária e do Auditório Central

ufgd
Destelhamento na Prefeitura Universitária. Imagem: PU/UFGD


Ventos de aproximadamente 75 km por hora atingiram a Unidade 2 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD,) na tarde de ontem (13/11), durante a tempestade que derrubou grandes galhos de árvores, entortou algumas coberturas de passarelas, destelhou partes de prédios e quebrou vidros de janelas. Apesar dos estragos, as aulas puderam acontecer normalmente, pois a maior parte dos blocos não foi afetada.
 

Os prédios mais prejudicados, segundo levantamento ainda em andamento, são da Faculdade de Educação a Distância (EAD), da Prefeitura Universitária e do Auditório Central. Galhos de árvores quebrados e algumas árvores arrancadas podem ser vistos em vários pontos do campus. Um carro particular estacionado foi atingido por grandes galhos. A estimativa inicial é que a UFGD terá que investir mais de R$ 40 mil para reverter os danos nos prédios.
 

Apesar dos ventos fortes, não foram encontrados problemas na estrutura elétrica ou pessoas feridas. Em vistoria aos locais afetados, o reitor Jones Dari Goettert determinou atuação prioritária para atenuação dos danos.
 

De acordo com o prefeito universitário da UFGD, Munir Mauad, o impacto não foi maior porque a manutenção das áreas verdes foi feita recentemente. "Durante o período de estiagem, entre junho e setembro, foram realizados serviços intensos de manutenção preventiva, com podas e remoção de árvores que apresentavam risco. Caso contrário, o estrago seria ainda maior", avalia o prefeito universitário.
 

Segundo dados levantados pelo Laboratório de Geografia Física do Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteira (NEFF) do curso de Geografia da UFGD, a velocidade do vento às 16h foi categorizada como "ventania", atingindo 5,7 na Escala de Beaufort, conforme informações geradas pela Estação A 721 Dourados-MS do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada próxima à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.


Jornalismo ACS/UFGD


Momento do destelhamento na Prefeitura Universitária.

ufgd

Fachada da Faculdade de Educação a Distância. Imagem: PU/UFGD
 

ufgd

Cobertura da passarela danificada. Imagem: PU/UFGD
 

ufgd

Grandes galhos de árvores foram quebrados em vários pontos do campus. Imagem: PU/UFGD
 

ufgd

Ventania arrancou a árvore arrancada pela raiz. Imagem: PU/UFGD
 

ufgd

Cobertura de laboratório danificada. Imagem: PU/UFGD
 

ufgd

Destelhamento em prédio da Prefeitura Universitário. Imagem: PU/UFGD
 

ufgd

Vidro estilhaçado em sala da Faculdade de Educação a Distância. Imagem: PU/UFGD