acessibilidade

Início do conteúdo da página
Agosto
23
2018

​Projeto Direito e Arte inscreve interessados em debater Desenvolvimento e Sustentabilidade

  Atualizada: 23/08/2018
Como criar sustentabilidade em um mundo insustentável? Esse é o questionamento central do projeto de extensão Direito e Arte com as atividades de cine-debate e literatura que serão realizadas de agosto a dezembro de 2018. Os encontros serão uma vez ao mês, sempre às quartas-feiras, das 16h às 19h, no auditório I FADIR (Rua Quintino Bocaiúva, 2100, Jardim da Figueira).
 
O primeiro encontro será em 29 de agosto, com o livro Primavera Silenciosa (1962), escrito por Rachel Carson e com a exibição do documentário “American Experience: Rachel Carson” (2017), dirigido por Michelle Ferrari.
 
Outros livros e filmes que serão abordados ao longo do projeto são: O Ponto de Mutação (1982), escrito por Fritjof Capra; Colapso (2005), escrito por Jared Diamond; Uma Verdade Inconveniente (2006), documentário dirigido por Davis Guggenheim e com roteiro de Al Gore; e o livro O Banqueiro dos Pobres, de Muhammad Yunus.
 
O projeto de extensão é coordenado pelas professoras Verônica Guimarães e Adriana de Brum, a carga horária é de 15 horas de cine-debate e literatura, e as sessões serão em: 29 de agosto; 26 de setembro; 31 de outubro; 28 de novembro e 5 de dezembro.
 
As inscrições são gratuitas e feitas até o mês de setembro por formulário eletrônico disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1zw1ec2XR7rHrBWzOXzDGpsRidegDaLrNWF80Cgv8_6Y/viewform?edit_requested=true
 
 
SOBRE O PROJETO
O foco será refletir criticamente sobre os modelos de desenvolvimento e sustentabilidade no Brasil numa perspectiva de direitos fundamentais e de implementação ao direito ao meio ambiente e a sustentabilidade.
 
Serão exibidos e debatidos livros e filmes que retratam o dilema, as contradições e as dificuldades para se alcançar o desenvolvimento sustentável, através de temas como: uso de agrotóxicos; perda de biodiversidade; pobreza; mudanças climáticas; ciência e tecnologia.
 
Os participantes serão orientados a lerem um livro por mês, de acordo com a seleção prévia, e a assistirem ao filme seguido de debates com um convidado por sessão. A aproximação entre literatura e cinema reforçará as familiaridades e diferenças entre essas duas artes, que serão utilizadas para pensar e discutir temas complexos sobre modelos de desenvolvimento e sustentabilidade.
 
Mais informações: direitoecinema@gmail.com
 
SINOPSE DO DOCUMENTÁRIO
O documentário American Experience: Rachel Carson, produzido pela diretora Michelle Ferrari em 2017, retrata todo contexto histórico, político e social vivido por Rachel Carson após a chamada “Revolução Verde”. O longa descreve todas as dificuldades enfrentadas pela autora no decorrer de sua vida acadêmica. Por consecutivas vezes, Carson, foi alvo de inúmeros ataques da comunidade cientifica mundial, visando desqualificar seus estudos acadêmicos sobre a complexidade de fabricação de substâncias químicas, emprego e consequências das mesmas sobre o individuo e meio em que vivemos.



    Fotos

"
"