Maio

Projeto da UFGD quer combater as notícias falsas sobre a covid-19

Atualizada: 21/05/2020
Médicos e estudantes de Medicina da UFGD iniciaram nesta semana o projeto “Covid online: promoção de saúde pelas mídias sociais”, com páginas nas redes sociais e a disponibilização de um formulário eletrônico para a população enviar dúvidas e verificar informações sobre o novo coronavírus, evitando assim a circulação de notícias falsas (fake news).

Para Evelyn Ribas e Bruno Hellmann, coordenadores do projeto e alunos, respectivamente do 6º semestre e do 9º semestre de Medicina, essa ação é uma forma de confrontar o vírus e contribuir para a sociedade enquanto ainda são estudantes e não podem atuar diretamente com os pacientes nos hospitais. “Vivenciamos o grande fluxo de informações, sejam verdadeiras ou não, sobre o novo coronavírus. Temos ao nosso lado o conhecimento de nossa graduação, médicos capacitados e mídias sociais e será com isso que faremos nossa parte”, afirmou Evelyn Ribas.

Para responder aos questionamentos dos internautas, eles contam de início com a parceria dos seguintes profissionais: Hermeto Paschoalick, médico intensivista, atual professor de Emergência na UFGD e diarista da UTI do HU-UFGD; José Roberto Megda Filho, pneumologista pela Unifesp e responsável pela disciplina de Pneumologia na Residência Médica de Clínica Médica da UNITAU; José Bampi, médico formado pela UFGD e residente em infectologia pelo HC-FMUSP.

Iniciado na última terça-feira (19), o projeto surgiu da preocupação com o volume de “achismos” e de dados inexistentes ou distorcidos que estão circulando facilmente por meio dos aplicativos de mensagens instantâneas, atendendo interesses diversos no contexto de rivalidade política, crise econômica e pandemia.

“O resultado é o descrédito em informações seguras e, a cada novo dia, nosso país contabiliza mais casos registrados e mais óbitos. Precisamos deixar claro que o grande aliado no combate ao novo coronavírus é a prevenção, que só pode ser feita através de informações seguras, vindas de autoridades no assunto, como profissionais que atuam na área da saúde e estão à frente do combate ao vírus. Nesse momento, simplesmente não há espaço para a difusão de informações duvidosas”, ponderou Evelyn.

A iniciativa foi aprovada pelo edital conjunto entre Comitê Operativo de Emergência (COE) e as Pró-reitorias de Ensino de Graduação (PROGRAD), de Extensão e Cultura (PROEX) e de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) da UFGD. O edital selecionou propostas de projetos e ações que visem o combate à covid-19 e as consequências da pandemia, nas modalidades ensino, pesquisa, inovação e extensão, e em diversas áreas de conhecimento.

O formulário eletrônico para o envio das perguntas está disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfWxULyQlx8EghKcFuQezRY1pXLFK82PCScTJPIeQRJ1wS4w/viewform

Já as páginas nas Redes Sociais são:
Facebook: https://www.facebook.com/Covid-Online-Promo%C3%A7%C3%A3o-de-Sa%C3%BAde-pelas-M%C3%ADdias-Sociais-109898117383510
Instagram: https://www.instagram.com/covidsaude/

Jornalismo ACS-UFGD