acessibilidade

Início do conteúdo da página
Outubro
13
2015

Professores da UFGD lançam Dicionário Crítico de Gênero em Minas Gerais

  Atualizada: 13/10/2015
Pesquisadores debateram sobre a obra na TV Universitária de Uberlândia

A Universidade Federal de Uberlândia foi escolhida para o lançamento em Minas Gerais do Dicionário Crítico de Gênero, organizado pelos professores Ana Maria Colling e Losandro Antônio Tedeschi, da UFGD. A obra foi lançada entre os dias 16 e 18 de setembro, durante o III Seminário de História e Cultura: Gênero e Historiografia.

Na oportunidade, os autores concederam entrevista ao programa UFU no Plural, da TV Universitária de Uberlândia. Eles explicaram que foram quatro anos de trabalho entre pesquisa, análise e formatação. O dicionário reúne 148 verbetes em ordem alfabética, conceituando temas como feminicídio e homofobia. Em novembro, a obra será um dos destaques da Feira do Livro, em Porto Alegre (RS).

Ana Maria Colling é doutora em História e especialista nos estudos de gêneros. Atualmente é professora visitante sênior pela Capes na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Losandro Antônio é doutor em História e professor da Faculdade de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História na UFGD. Coordena a Cátedra Unesco “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras” e o Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade (Leghi).

A entrevista completa dos professores está disponível na internet no endereço: