2020

​Prefeitura Universitária orienta e dá determinações sobre a produção do álcool 70% na UFGD

Atualizada: 04/04/2020
A Prefeitura Universitária (PU) da UFGD publicou, na última semana, a Instrução Normativa nº 02 que orienta e dá determinações sobre a manipulação de álcool na Universidade. No documento, o setor avisa sobre os perigos inerentes à manipulação de etanol, como formação de vapores que podem formar misturas explosivas em contato com o ar, e proíbe a utilização do Bloco C e do Bloco Multiusuário e seus entornos, que estão reservados apenas aos técnicos e professores envolvidos no processo de produção do álcool líquido 70% para combate à covid-19.

A PU também estabelece que as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Seção de Segurança do Trabalho (SEST) da UFGD deverão ser obedecidas rigorosamente e que os trabalhos deverão ser realizados com o auxílio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): óculos, máscaras, luvas, botas e outros itens de proteção indispensáveis ao processo.

As medidas adicionais de combate a incêndio também deverão ser observadas, desde a entrada de pessoas na área demarcada com fita de segurança à manipulação de produtos, que ficará restrita à lista de professores e técnicos autorizados a proceder com as atividades.

O documento enfatiza, ainda, que, no local de trabalho, caberá ao manipulador do produto (responsável pelos trabalhos) autorizar, observar e promover o treinamento prévio das pessoas que adentrarem a área restrita, advertindo-as quanto aos possíveis riscos de exposição ao produto químico e de explosão.

No espaço onde será produzido o álcool 70%, será proibido o uso e o porte de qualquer aparelho eletroeletrônico no interior da demarcação com fita, como celulares, rádios comunicadores, lanternas, equipamentos de laboratórios, entre outros. Não será permitido portá-los nem mesmo nos bolsos, mesmo que desligados.

As atividades realizadas deverão ser comunicadas ao Setor de Vigilância Patrimonial, pelo telefone (67) 3410-2536 (atendimento 24 horas). A limpeza externa e interna dos blocos C e Multiusuários e seus entornos serão executadas apenas com a anuência da equipe de técnicos e professores que estão responsáveis pela produção da mistura de álcool.

A Instrução Normativa pode ser acessada pelo link: https://portal.ufgd.edu.br/secao/coronavirus/portarias-instrucoes-normativas.

Jornalismo ACS/UFGD