2020

Plataforma colaborativa reúne dados de pesquisas científicas sobre coronavírus e covid-19

Atualizada: 09/04/2020
Ibict convida a todos pesquisadores para participar indicando fontes que ainda não estejam listadas

​O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançou o Diretório de Fontes de Informação Científica de Livre Acesso sobre o Coronavírus, plataforma que disponibiliza artigos científicos já publicados e também pré-publicações (artigos científicos que ainda não foram aceitos para publicação em uma revista científica), sobre o coronavírus e a covid-19.

O diretório também reúne dados de pesquisa, ensaios clínicos, teses, dissertações, relatórios e evidências e outros materiais referentes à produção dos pesquisadores de todo o mundo. A navegação no diretório é feita a partir dos diferentes tipos de fontes levantadas.

A partir do princípio de que o diretório é um trabalho colaborativo de identificação e acesso a fontes de informação, o Ibict convida a todos para participarem indicando fontes que, por ventura, ainda não estejam listadas. A indicação de novas fontes pode ser feita por meio do e-mail: diretoriodefontes@ibict.br.

O acesso ao Diretório de Fontes de Informação Científica de Livre Acesso sobre o coronavírus é feito pelo endereço http://diretoriodefontes.ibict.br/coronavirus/.

CIÊNCIA ABERTA

A Ciência Aberta é uma prática que visa tornar o processo científico transparente e colaborativo. A prática da Ciência Aberta inclui o compartilhamento dos dados de pesquisa, das publicações, metodologias, ferramentas e softwares utilizados, possibilitando sua reutilização e replicabilidade por outros pesquisadores. Além disso, também inclui o conceito de Ciência Cidadã, em que o engajamento da sociedade no processo científico é valorizado. Assim, pressupõe uma série de mudanças de paradigmas que buscam fazer com que a ciência seja um bem comum à sociedade.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) é uma instituição de pesquisa comprometida e disseminadora da Ciência Aberta no Brasil. Nesse sentido, ao longo dos anos, tem desenvolvido ações, serviços e ferramentas para a organização e compartilhamento dos resultados de pesquisa e, mais recentemente, dos dados científicos.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, órgão nacional de informação, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realiza estudos no campo da ciência da informação e temas relacionados. Também oferece diversos serviços em tecnologia da informação à sociedade, além de incentivar e promover a produção científica brasileira.

Jornalismo ACS/UFGD com informações do Ibict/MCTI.

print da página
A partir do conceito de Ciência Aberta, a plataforma colaborativa visa a participação e troca de informação não somente entre cientistas mas também com a sociedade