2021

PDI: Comunidade acadêmica indica bolsas acadêmicas como uma prioridade para os próximos anos

Atualizada: 04/05/2021

Na semana passada, a comunidade acadêmica da UFGD foi convidada a participar de um questionário em que era possível indicar quais seriam as potencialidades e problemas que deveriam ser encarados como prioridade pelas próximas gestões da universidade, no período de 2022 a 2026.

O resultado indicou que para estudantes, docentes e técnicos administrativos da UFGD, a prioridade da instituição deve ser garantir programas de bolsas acadêmicas. Além da própria universidade financiar diferentes tipos de bolsa, a instituição deverá participar de editais e parcerias com órgãos de fomento externos, para garantir estas oportunidades aos estudantes. No entendimento da comunidade acadêmica, os diferentes programas que oferecem bolsas e auxílios aos estudantes contribuem para o acesso, a permanência e o sentimento de pertença dos alunos em relação à instituição.

Para saber mais sobre diferentes programas de bolsas da UFGD, acesse o Manual do Estudante entre as páginas 17 e 29, onde há informações sobre Monitoria; Monitoria Indígena; Prolicen, PIBID, Estágios, Projetos de Ensino de Graduação (PEG), Bolsa Permanência, e programas de Assistência Estudantil. Para saber mais sobre os programas de Iniciação Científica, consulte a página da Divisão de Iniciação Científica.

O terceiro aspecto mais votado como potencialidade que deve ser priorizada pela UFGD foi a manutenção de unidades experimentais, como a Fazenda Experimental (FAECA/UFGD), o Hospital Universitário (HU/UFGD) e as Bases de EstudoPara conferir toda a lista de potencialidades e problemas, em ordem de relevância a partir da votação realizada, acesse: https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/consulta-publica.

A comunidade acadêmica também votou nos problemas que devem ser priorizados. Para a maioria dos que participaram da votação, o problema que deve ser resolvido com maior urgência dentro da UFGD é a demora na instalação e manutenção dos bens, estruturas, prédios e equipamentos. Em segundo lugar na lista de problemas ficou a “burocratização dos procedimentos administrativos”. O problema que teve a terceira maior votação foi “a infraestrutura de TI não contempla as necessidades da Universidade”. Para ler os demais problemas que foram listados e priorizados, acesse: https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/consulta-publica.

Para dar continuidade e aprofundar o debate sobre potencialidades e problemas da universidade, nesta semana, 254 delegados estão debatendo ameaças, oportunidades, pontos fortes e pontos fracos da UFGD. Os delegados estão divididos em seis eixos de trabalho: Gestão e Governança; Ensino; Pesquisa; Extensão e Cultura; Assistência Estudantil; e Sustentabilidade. Delegados são pessoas que estão representando a comunidade acadêmica, contemplando as categorias de docentes, estudantes e técnicos administrativos, bem como todas unidades acadêmicas e administrativas.

PDI 2022-2026

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal documento que norteia a tomada de decisão dos gestores da universidade. O PDI registra quais são a missão e a visão da instituição, as diretrizes pedagógicas, entre outras características fundamentais que a instituição têm ou deseja alcançar. Além disso, o PDI é um dos documentos exigidos pelo MEC, e universidades que não dispõem deste documento estão sujeitas a sanções como, por exemplo, restrição de repasses de recursos orçamentários, o que compromete todo o desenvolvimento das suas atividades.

O debate e construção do PDI 2022-2026 está sendo conduzido por cinco comissões de trabalho, compostas por 45 servidores que representam as 12 Unidades Acadêmicas e as Pró-reitorias. A metodologia de trabalho para a elaboração do PDI 2022 a 2026 está disponível para consulta na página: https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/metodologia.

PDi - participe