acessibilidade

Início do conteúdo da página
Março
08
2021

Oficinas Culturais da UFGD: com dez opções de cursos, projeto terá aulas remotas nesta edição

  Atualizada: 12/03/2021
Todos os anos, a iniciativa oferta oficinas sobre diferentes linguagens artísticas, gratuitas e abertas à comunidade

Ofertadas à comunidade por meio da Coordenadoria de Cultura (COC) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), as Oficinas Culturais Web 2021 iniciam suas aulas a partir de 15 de março, próxima segunda-feira. Serão dez cursos, em variadas subáreas, gratuitos e abertos à população em geral – nesta edição, ministrados pela internet em função da pandemia de covid-19.

 
O projeto Oficinas Culturais é realizado todos os anos e atende tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa, possibilitando formação e aperfeiçoamento em diferentes linguagens artísticas como música, artes visuais, dança, artes cênicas, cinema, literatura, canto, cultura popular, cultura tradicional, Libras, entre outras formas de expressão.
 
Todas as oficinas são ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação da UFGD, selecionados por edital do programa Bolsa Cultura. Neste ano, os bolsistas formadores usarão plataformas como WhatsApp, Google Meet e YouTube para os encontros com os alunos.
 
Conheça as oficinas disponíveis a seguir. Caso tenha interesse em alguma ou dúvidas sobre inscrição, datas e horários, entre em contato pelo e-mail cultura@ufgd.edu.br.
 
CICLO DE DISCUSSÃO SOBRE GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS
A oficina será dedicada a discutir gêneros cinematográficos que marcam época. Nesta edição, haverá conversa sobre “O Faroeste”, “O Giallo” e os filmes da diretora brasileira Anna Muylaert.
Datas: dias 17, 18 e 19 de março, às 19h, via Google Meet.
Inscrições: devem ser feitas pelo link na bio do Instagram @ciclocinematografico. Haverá certificado de participação.
Oficineira: Victória Haydée
 
HORTAS DOMÉSTICAS COMO FORMA DE MELHORIA DA SAÚDE MENTAL DE IDOSOS DURANTE A PANDEMIA
Por meio de videoaulas de curta duração (máximo de 30 minutos), a oficina busca abordar técnicas para a produção de hortas e maneiras de reutilizar resíduos domiciliares. Os vídeos serão produzidos e publicados no canal da oficina no YouTube, acessado pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCIALG_tFKKE9d1RATfIb2SA.
Público: terceira idade.
Inscrições: permanentes, pelo canal.
Contato: e-mail elzagesta1@gmail.com e WhatsApp, pelo número (67) 98405-9638.
Oficineira: Elza Braga
 
GRAFISMO INDÍGENA
A oficina acontecerá por meio do canal do YouTube do Núcleo de Assuntos Indígenas (NAIN) Jaguapiru, da comunidade indígena, acessado pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCqsH97o4eWqGiCCCgcFU_3Q, na sala disponível para o grafismo.
Datas: tem início na segunda quinzena de março e prossegue até final de junho. Os encontros acontecerão duas vezes por semana, com lives ministradas no período da tarde.
Contato: WhatsApp, pelo número (67) 99864-3194.
Oficineira: Angélica Quevedo
 
EMOÇÕES, MOVIMENTOS E EXPRESSÕES CORPORAIS
As atividades serão iniciadas com alongamento corporal, seguida de breve meditação. O objetivo principal da oficina é aplicar métodos e técnicas usuais na arte cênica e o conhecimento tradicional indígena para conhecer as possibilidades de expressão do corpo. A busca pela comunicação, através do movimento, as emoções e os estados afetivos entre os participantes também serão explorados.
Vagas: 10 participantes, sendo que será emitido certificado com carga horária de 20 horas.
Contato: WhatsApp, pelo número (67) 99295-6084.
Oficineira: Jadi Reginaldo Ribeiro
 
LITERATURA
A oficina será semelhante a um clube do livro. Haverá encontros semanais para explorar novas obras e poemas, com discussões e atendimentos individuais. O objetivo é apreciar e produzir textos. Os encontros acontecerão pela plataforma Google Meet.
Datas: a reunião em grupo acontecerá às terças-feiras, às 9h.
Vagas: 12 participantes.
Inscrições: gratuitas e podem ser feitas pelo link
https://forms.gle/6CLCoNBDoYKAQVoPA.
Contato: WhatsApp, pelo número (67) 99940-2236.
Oficineira: Mariana dos Santos Alves
 
PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA O CONTEXTO INDÍGENA
Produção de tutoriais de etno-mídia sobre o uso de materiais de audiovisual na aldeia e de como eles podem causar impacto e trazer visibilidade para a cultura indígena. Os tutoriais serão elaborados e publicados no canal do YouTube do Núcleo de Assuntos Indígenas (NAIN/UFGD). No contexto das lutas indígenas, as produções audiovisuais têm sido ótimas aliadas para a transmissão das novas realidades em que a comunidade indígena se encontra. Desde conquistas a problemáticas, situações que ocorrem em suas comunidades.
Contato: WhatsApp, pelo número (67) 99265-3391.
Oficineiro: Luan Rodrigues
 
ARTESANATO TERENA
Videoaulas sobre a produção de artesanato da cultura Terena disponibilizadas em canal do YouTube, pelo link https://www.youtube.com/channel/UCAIsTu-96_nvo9z8aUY7aaQ?guided_help_flow=5.
Contato: WhatsApp, pelo número (67) 99968-6005, ou pelo e-mail levi_yunes@hotmail.com
Oficineiro: Levi Yunes Gonçalves Lipu
 
CRIAÇÃO E DESIGN GRÁFICO COM PHOTOSHOP
A oficina tem ênfase em artes visuais gráficas e é dividida em três módulos, onde serão apresentados ferramentas e métodos de criação e edição de imagens no programa Adobe Photoshop. As aulas serão alternadas entre ao vivo e gravadas. Às quintas-feiras, o vídeo será enviado via turma criada no Google Classroom e no grupo do WhatsApp. Na segunda-feira, as aulas acontecem ao vivo, via Google Meet.
Inscrições: abertas até o dia 15 de março, via Formulário Google pelo link
https://forms.gle/bwbhJKNqwjcAo4jh8.
Início: 8 de março
Horários: as aulas serão às 19h, às segundas e quintas-feiras
Vagas: 20 participantes.
Contato: WhatsApp, pelo número (67) 99933-1386.
Oficineira: Raynne Serafim
 
RITMOS, POESIAS E TERRITORIALIDADES: SELETIVAS ESTADUAIS DE MC’S PARA O DUELO NACIONAL, 2020
Serão quatro encontros que abordarão a cultura hip hop e a produção de rimas para batalhas entre MC´s. O objetivo é a produção de um livro de poesias colaborativas, estimulando a criatividade e a sensibilidade analítica.
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSekeJULJCWhfjIOJfte3q7PjPdeqeXBI5F_N6PINpAHlLQZLg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628. Observação: para participantes que não tenham vínculo com a UFGD, responder: NÃO CONSTA.
Início: 19 de março, das 9h às 11h30, via Google Meet.
Oficineira: Thayllany Mattos
 
DANÇAS BRASILEIRAS
Produção de videoaulas sobre danças brasileiras, com foco na terceira idade. Haverá um contato prévio com o público para saber quais ritmos querem aprender.
Oficineira: Simone Bitencourt
 
Jornalismo ACS/UFGD
 

Oficinas Culturais
Curso de artesanato ofertado em edição anterior do projeto

Oficinas Culturais
Oficina de desenho ministrada em edição anterior do projeto
 




    Fotos