acessibilidade

Início do conteúdo da página
Setembro
16
2021

Novo sistema de gerenciamento de bibliotecas está em fase final de implantação na UFGD

  Atualizada: 16/09/2021

 

A Coordenadoria de Serviços de Biblioteca (CSB) da UFGD está migrando do atual Sistema Biblioteca UFGDnet, para o sistema Sophia Biblioteca. Com a implantação do novo sistema, a CSB passará a trabalhar com uma das principais ferramentas de gerenciamento de bibliotecas disponíveis no mercado, trazendo benefícios à comunidade acadêmica, avanços tecnológicos, além de melhorias nos serviços.

 

Com relação aos serviços à comunidade acadêmica, o Sophia Biblioteca permite o tratamento e armazenamento de recursos informacionais em diversos formatos. A principal mudança será a busca integrada, onde os usuários por meio de uma única interface de busca poderão consultar todos os materiais disponíveis no acervo das bibliotecas, sejam em meio físico ou digital. No caso dos livros digitais da Minha Biblioteca, não será necessário mais acessar essa plataforma, pois o acesso aos conteúdos dos e-books será imediato e pode ser feito direto pela interface do Sophia.

  

O Sophia irá melhorar os processos de gestão da informação na biblioteca, permitindo maior agilidade, qualidade e precisão nos processos de aquisição e catalogação, uma vez que o sistema é capaz de importar e exportar registros em padrões internacionais. Isso irá melhorar a uniformização e padronização dos registros bibliográficos e da execução das aquisições de recursos físicos e digitais. Também vai ampliar e facilitar a geração de diversos relatórios gerenciais e estatísticos. Além disso, permitirá uma excelente  disseminação da informação desses recursos à comunidade acadêmica, entre outros. 

 

A previsão para que o sistema Sophia Biblioteca entre definitivamente em funcionamento é entre os dias 22 e 24 de setembro de 2021. Deste modo, alguns serviços poderão apresentar instabilidades, tais como: acesso à Minha Biblioteca, Nada Consta entre outros. O serviço de Ficha Catalográfica ficará indisponível até sua adequação no novo ambiente. Sendo assim, o usuário deverá solicitá-la pelo e-mail: biblioteca.atendimento@ufgd.edu.br.

 

 

CSB - Coordenadoria de Serviços de Biblioteca

ufgd
Informativo

 




    Fotos