2023

Nota de repúdio aos atos golpistas contra os Três Poderes da República em Brasília

Atualizada: 08/01/2023
UFGD se manifesta contra ação de vândalos que depredaram prédios públicos em favor de golpe contra governo democraticamente eleito

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), representada por seus gestores e suas gestoras, repudia e condena a sequência estarrecedora de atos terroristas e antidemocráticos ocorridos em Brasília-DF e acompanhados com perplexidade por grande parcela da população brasileira neste domingo (08/01/23).

Destruição inaceitável de patrimônio público, histórico, arquitetônico e cultural contido nos prédios dos Três Poderes, atentado covarde contra a integridade de servidores públicos que trabalhavam no local e tentativa gravíssima de golpe contra a democracia brasileira não serão aceitos pela UFGD, que faz coro junto às Instituições Federais de Ensino Superior, fiéis defensoras do estado democrático de direito e da confiança nas instituições públicas.

Tendo sofrido na própria pele as consequências de um golpe à soberania do voto, a comunidade acadêmica da UFGD rejeita qualquer tipo de retrocesso no sistema democrático do Brasil, se solidariza com servidores e servidoras das instituições que tiveram suas instalações invadidas e depredadas e exige imediata investigação, identificação, responsabilização e punição de todos os criminosos envolvidos, direta e indiretamente, nas cenas de barbárie deste lamentável domingo – sejam autoridades, organizadores, financiadores ou participantes ativos.

A universidade pública se mantém atenta e forte. Golpe nunca mais!

Reitoria da UFGD

Dourados, 08 de janeiro de 2023.