2024

Nota de esclarecimento sobre o fechamento temporário do Restaurante Universitário

Atualizada: 13/03/2024
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) informa à comunidade acadêmica da instituição que, lamentavelmente, no período de 18 a 28 de março, o Restaurante Universitário (RU) estará fechado para a realização de adequações necessárias ao início dos trabalhos da nova empresa que ficará responsável pelo espaço. A reabertura se dará no dia 1 de abril, das 10h30 às 14h para o almoço e das 17h30 às 21h para o jantar.

Diante dessa importante informação, a UFGD vem pormenorizar os motivos que levaram à decisão pelo fechamento, em respeito a estudantes, trabalhadores e visitantes que fazem uso do serviço e em reforço a seu pacto com a democracia e com a transparência.

Em 23 de fevereiro de 2024, a universidade homologou o resultado do pregão eletrônico destinado à contratação de nova empresa para a gestão do RU, tendo vencido o certame a companhia G.R.T.B. Serviços de Nutrição e Alimentação. Mesmo com toda a agilidade empenhada na realização da licitação e na assinatura do contrato, a UFGD precisa, contratualmente, respeitar o prazo para que a empresa se situe na região – já que é uma empresa oriunda do estado de São Paulo –, localize fornecedores próximos, selecione funcionários, realize e apresente planejamentos, adquira materiais e, primordialmente, se integre efetivamente ao campus.

Além disso, estão sendo efetuadas melhorias no espaço físico do RU, tudo para que o funcionamento do local se dê da melhor maneira possível, estando a universidade e a empresa em sintonia adequada para o eficiente andamento do contrato e, por sua vez, ofertando comida de qualidade, nutricionalmente balanceada, desde o primeiro dia de atividade.

Essa fase de análise e de preparação, sempre que há nova empresa na gestão do RU, é essencial para a identificação de potenciais desafios operacionais e para a implementação de estratégias eficazes, em acordo com as demandas da comunidade acadêmica e com as condições do ambiente de trabalho.

Para a redução do transtorno causado aos frequentadores usuais do RU, a gestão da UFGD informou as gerências das cantinas presentes na Cidade Universitária, além de restaurantes e marmitarias que atendem a região, para que reforcem suas capacidades em suprir temporariamente a demanda. Também, as faculdades estão orientadas a disponibilizar suas copas e eventuais fornos de micro-ondas para que estudantes, trabalhadores e terceirizados possam aquecer alimentos feitos em casa.

A UFGD novamente lamenta a situação e ressalta que o fechamento temporário do RU é uma decisão necessária para assegurar a qualidade e a segurança das operações, garantindo uma transição segura e eficiente para a nova empresa contratada e a excelência na prestação dos serviços à comunidade acadêmica.

Administração Central da UFGD