acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
27
2020

​Laboratório da UFGD já recebeu 53 amostras para análise

  Atualizada: 27/05/2020
Coleta de material é oriunda da JBS; resultado sairá em até 48h

O Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) da UFGD começou a funcionar oficialmente nesta segunda-feira (25/05) e já recebeu 53 amostras para análise. Segundo a professora responsável pelo local, Herintha Coeto Neitzke Abreu, o material coletado é oriundo da empresa JBS e deve ter resultados prontos em até 48 horas. 

A equipe, que hoje conta com técnicos de laboratórios das faculdades de Ciências da Saúde (FCS) e de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), terá condições de analisar cerca de 50 amostras de material coletado por dia. Para isso, todo o espaço teve que passar por adequações, conforme recomendações sanitárias municipal e estadual. 

A ideia, também, é que o Laboratório analise as amostras oriundas do serviço de testagem para covid-19 via drive thru de Dourados, que agora passará a funcionar de segunda a sexta-feira, conforme informações do governo estadual, no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Dourados, localizado na avenida Presidente Vargas, 1167, Vila Progresso.  

A parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e a Universidade, com destaque para as pró-reitorias de Administração e de Pós-graduação e Pesquisa, além de conceder maior celeridade aos resultados dos testes, promoverá o desafogamento do Laboratório Central (LACEN), em Campo Grande, até então responsável pela análise de todas as amostras coletadas nos quatro pontos de drive thru do estado – Dourados, Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá. 

Para a participação na testagem, a UFGD conta com a colaboração do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD), que tem cedido roupas privativas, sapatos impermeáveis e profissionais especializados da área da saúde. Os insumos para uso do LPCS, em sua maioria, foram adquiridos pela Universidade, mas também houve montante repassado pelo LACEN e doado por docentes que realizam pesquisas no laboratório.

LPCS

Com 300 metros quadrados de área, o Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) foi inaugurado no início de 2014 como Laboratório Multiuso da UFGD. A estrutura foi construída com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações mediante termo de cooperação 04.10.0259.

Jornalismo ACS/UFGD
 

Equipe em atuação no LPCS

Equipe em atuação no LPCS
 

Equipe em atuação no LPCS
 

Equipe em atuação no LPCS
 

Equipe em atuação no LPCS

Análises das coletas oriundas da JBS 



    Fotos