26
2019
IV Semana Integrada de Ciências Agrárias promoveu integração e muito conhecimento aos alunos da FCA-UFGD
Na semana passada, entre os dias 20 e 23 de agosto, foi realizada a IV INTEGRARIAN – Semana Integrada de Ciências Agrárias da UFGD – que além de oferecer uma variedade de palestras de temáticas atuais e relevantes, promoveu integração entre os alunos dos quatro cursos da Faculdade de Ciências Agrárias - FCA (Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Aquicultura e Zootecnia) com atividades práticas, visitas técnicas, cursos e minicursos.
Nos dia 20 e 21 de agosto, o Grupo PET Agronomia da UFGD recebeu o grupo PET Agronomia da UEMS/Aquidauana. A programação abrangeu visitas à estrutura e atividades do Curso de Agronomia da UFGD, troca de informações sobre as atividades desenvolvidas pelos dois grupos, oportunidades de parceria e confraternização.
No dia 22, além dos minicursos, foi realizado também, no campo experimental da Faculdade de Ciências Agrárias - FCA, o curso de oito horas “Implantação do Sistema Agroflorestal na UFGD” ministrado pelo pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Prof. Milton Parron Padovan, que teve como objetivo ensinar aos alunos, o planejamento e a implantação de sistemas agroflorestais biodiversos.
Divididos em grupos de trabalho, cerca de trinta alunos tiveram a oportunidade de desenvolver na prática, diferentes tipos de atividades previamente conceituadas e demonstradas pelo pesquisador. “Além de passar as bases teóricas, onde são discutidos planejamento, sistema, espaço físico, insumos etc., procuro demonstrar como organizar a ocupação do espaço, da maneira mais diversificada possível, através da utilização de técnicas agroecológicas. Depois disso, os alunos praticam. É o aprender fazendo”, disse.
Alunos em atividade prática no Campo Experimental da FCA-UFGD
Para a aluna Isabely Mosso Conti, do 8º semestre de agronomia, que estava no curso e participou de quase todas as edições da INTEGRARIAN, “sair da sala de aula e ficar na parte prática com o apoio do Professor Milton da Embrapa, ter contato próximo com os palestrantes e trocar experiências é uma grande oportunidade”, revela.
“O mais importante a ser transmitido aos alunos neste curso é que existem várias alternativas para se trabalhar com sistemas de produções diversificados, onde ao mesmo tempo em que nos voltamos para a melhoria ambiental, trabalhamos também na produção diversificada. Ao diversificar o ambiente, é possível trabalhar utilizando práticas e técnicas agroecológicas, onde não entram adubos químicos, agrotóxicos ou qualquer outra coisa que agrida o meio ambiente”, explicou Milton Padovan.
O campo experimental da FCA tem o propósito de se tornar uma unidade didática para que professores de diferentes cursos possam trabalhar o cotidiano com os alunos, “porque o que está sendo realizado aqui é um processo contínuo. Professores deverão assumir o local e dar um sentido maior, enquanto os alunos poderão fazer a manutenção das espécies plantadas. Um único dia aqui é capaz de dar lições que o aluno levará para a vida inteira. Para mim, o contato direto com os alunos é extremamente gratificante, pois sei que estou ‘semeando sementes nas mentes’ de mais e mais jovens”, encerrou o Prof. Milton Padovan.
Em outro ponto do campo experimental, o Professor de Graduação da FCA-UFGD, Mábio Silvan, ministrou uma aula prática sobre as principais espécies de gramíneas e leguminosas forrageiras. “A atividade proposta hoje é fazer o acompanhamento e avaliação de produtividade das plantas que já estão estabelecidas neste local há quase dois anos. O plantio foi feito pelos próprios alunos, que ficam responsáveis também por acompanhar todo o processo de desenvolvimento das plantas, que envolve adubação, correção de solo, poda etc. A aula prática desperta muito o interesse do aluno pelas matérias”, disse o professor, com a confirmação do acadêmico Luiz Carlos Saracho, do 10º semestre de agronomia. “Além de tornar a aula muito mais interessante, sair da teoria e ir para a prática, facilita muito na assimilação do que se aprende em sala de aula”, afirmou.
A IV INTEGRARIAN encerrou na sexta-feira (23) com visita técnica à Fazenda Mata Azul e dias de campo aplicado, discorrendo sobre tecnologia e prática de aplicação de defensivos agrícolas, produção orgânica sustentável, práticas em piscicultura e visitas às Estações Meterorológicas e o Guia Clima na Embrapa.
Assessoria de Comunicação - UFGD