​Inauguração da usina solar fotovoltaica da UFGD será nesta quinta-feira

Atualizada: 29/10/2019
Esta é a maior usina de energia solar fotovoltaica entre os setores públicos do Brasil, com capacidade de 1125,6 kWp, o suficiente para gerar 1.702.000 quilowatt-hora por ano

A UFGD realizará na quinta-feira, 31 de outubro, às 13h30, a inauguração da  usina de energia solar fotovoltaica na Unidade 2 (Cidade Universitária). A instalação ocorreu entre maio a setembro deste ano e envolveu a implantação de 3360 painéis solares que proporcionarão uma economia na conta de energia que pode chegar a R$ 915 mil em 12 meses.

Esta é a maior usina de energia solar fotovoltaica entre os setores públicos do Brasil. Composta por 16 unidades de 70,35 kWp (quilowatt-pico) cada, 12 postos estão nas coberturas dos blocos da Unidade 2 (2.520 placas em teclados) e quatro unidades aglomeradas diretamente no solo (840 placas em solo) logo na entrada na UFGD, ao lado do Auditório Central, destacando-se como um cartão de boas-vindas para quem chega na universidade.

Atualmente a UFGD gasta cerca de R$ 2,6 milhões por ano com a conta de energia elétrica da Unidade 2. A expectativa é de que com o funcionamento dos 16 sistemas, a  economia na conta de energia do campus chegue a 30% e o custo de manutenção anual seja de R$ 18 mil.

Sob a responsabilidade da Prefeitura Universitária, o sistema recebeu R$ 4,5 milhões investidos por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), via Secretaria de Educação Superior (SESU-MEC), no ano de 2018. Além da economia no custo com energia elétrica, a usina solar poderá ser utilizada como objeto de pesquisas acadêmicas de graduação e pós-graduação, gerando novos conhecimentos na área.

De acordo com a equipe, a usina solar terá capacidade de 1125,6 kWp, o suficiente para gerar 1.702.000 quilowatt-hora no período de 12 meses. Este montante equivale ao abastecimento de 1,2 mil casas em um ano e à capacidade de retirada de carbono da atmosfera de 1.411 árvores pelo mesmo período, evitando a emissão de 17,6 toneladas de CO2 por mês.

CONTATO: 3410-2882

usina