Maio
2021

Grupo de trabalho do PDI realiza workshop de planejamento estratégico para Extensão e Cultura

Atualizada: 10/05/2021
Evento será transmitido pela manhã no Canal do Youtube da UFGD

Amanhã, 11/05, será realizado um workshop sobre o planejamento de Extensão e Cultura para a universidade, como proposta de um dos seis grupos de trabalho que está fazendo análises de cenário para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O workshop será realizado pelos membros do Grupo de Trabalho do eixo Extensão e Cultura, e será transmitido no Canal do Youtube da UFGD.

A partir das 8 horas haverá um debate com as docentes Célia Regina Delácio Fernandes e Juliana Rosa Carrijo Mauad, que foram pró-reitoras de Extensão e Cultura da UFGD. Após as 9h30 será transmitido o debate “O que queremos da Extensão e Cultura na UFGD?”, com representantes de movimentos sociais de Mato Grosso do Sul. À tarde, os mais de 30 delegados que compõem o eixo Extensão e Cultura se dividirão em seis grupos de trabalho, nos quais toda comunidade acadêmica pode participar.

O objetivo do evento é subsidiar a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), no que se refere ao papel da extensão e da cultura universitária, a partir da escuta profunda das falas dos movimentos sociais, culturais e dos relatos de experiências das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura das gestões anteriores, articuladas aos trabalhos dos/as membros/as do Grupo de Trabalho do PDI 2022-2026. De acordo com os membros do eixo Extensão e Cultura, “espera-se que o evento subsidie a compreensão tanto de marcos conceituais e legais quanto do diagnóstico epistêmico imbricado na construção da política extensionista e cultural universitária, como dimensões indissociáveis do ensino e da pesquisa e como base do desenvolvimento social”.

Os debatedores vão responder às questões centrais previamente elaboradas pela equipe, e, também às perguntas enviadas pelos membros da comunidade acadêmica que estiverem assistindo à transmissão ao vivo. Serão discutidos temas como educação, cultura, política de ações afirmativas, orçamento para área da extensão e cultura, ciência e tecnologia, economias solidárias, sustentabilidade e agroecologia, dentre algumas, visando identificar: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades institucionais no campo da extensão e cultura.

PROGRAMAÇÃO

8h às 9h - Exposição de gestões de Extensão e Cultura e impactos da atual intervenção

Prof.ª Célia Regina Delácio Fernandes

Prof.ª Juliana Rosa Carrijo Mauad

9h às 9h30 - Núcleos da UFGD

9h30 - 11h - “O que queremos da Extensão e Cultura na UFGD?”

Lucimar de Souza Arguelho ( Luhhara) Coord. Executiva CMNEGRASMS "Raimunda Luzia de Brito"

Prof. Eliel Benites – Faind e Movimento Indígena
Natalia Itamarati (ex-coordenadora do NEDGS)

Dona Julia – APA Ladário - Representante MST

Jaqueline Gonçalves, etnia Kaiowa, mestranda em Antropologia no PPGANT-UFGD, membra da Kunangue Aty Guasu (Grande Assembleia Das Mulheres Kaiowa e Guarani).

Olácio Komori – APOMS - Associação dos Produtores Agroecológicos do Mato Grosso do Sul

11h às 11h30 - perguntas e discussão a partir das exposições

Tarde

13h30 às 15h30: 6 GTs com os temas: Extensão na UFGD “para dentro”; Extensão e UFGD “para fora”, Cultura e UFGD “para dentro” e Cultura e UFGD “para fora” (atentando para PONTOS FORTES, PONTES FRACOS, POTENCIALIDADES E AMEAÇAS).

6 GTs:

1) Educação, Extensão e curricularização, marcos legais ;

2) Diversidade, Ações Afirmativas e Núcleos da UFGD;

3) Gestão Financeira e Extensão;

4) Trabalho, economias solidárias, agroecologia, sustentabilidade e tecnologias;

5) Cultura, Comunicação, Arte, a função social da extensão ; e

6) As incubadoras e as bases de estudos extensionistas da UFGD.

15h30 às 16h30: plenária final com exposição e síntese dos GTs