acessibilidade

Início do conteúdo da página

Abril
30
2020

Grupo da UFGD cria canal no YouTube com orientações sobre saúde mental em tempos de distanciamento físico

  Atualizada: 30/04/2020

Produzidos pelos integrantes do projeto “Como você está?”, vídeos abordam temas como depressão, ansiedade, estresse e outros tópicos voltados à manutenção da saúde mental durante a pandemia

Falar de saúde mental em tempos de distanciamento físico, com respaldo na ciência. Esse é o objetivo central do projeto “Como você está? – Orientações para o período de distanciamento físico”, iniciativa conjunta de um docente da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UFGD e de alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade.
 
Coordenado pelo professor Felipe Maciel dos Santos Souza, do curso de Psicologia, o projeto parte da premissa da importância do distanciamento físico no combate à pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que demanda que se evite a socialização física a fim de barrar o contágio.
 
Diante desse cenário, que possibilita a incidência de efeitos negativos na saúde mental das pessoas, o grupo adotou a linguagem audiovisual e a internet como ferramentas para levar conteúdos científicos acessíveis à comunidade. Por meio do canal “Como você está?”, na plataforma YouTube, todo sábado é publicado um vídeo produzido pela própria equipe do projeto.
 
Criado em abril deste ano, o canal já conta com três produções e pretende abordar tópicos como depressão, ansiedade, estresse, importância da rotina, interações familiares, cuidados com as crianças e, até mesmo, economia. “Sugestões de temas também são bem-vindas e serão analisadas com todo o cuidado, pois pretendemos divulgar vídeos cujos conteúdos sejam inteiramente sustentados pela ciência”, afirma o docente Felipe, que é doutor em Psicologia Experimental.
 
CONTEÚDO CIENTÍFICO DE QUALIDADE
 
A ideia original, segundo o professor, veio do estudante Jonatan dos Santos Franco, do primeiro semestre do curso de Psicologia da UFGD. Após discussões on-line, o projeto foi definido e o grupo constituído: além de Felipe e Jonatan, compõem a equipe a cirurgiã dentista Beatriz Matos Manoel, pós-graduanda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UFGD, Beatriz Irala Mariano e Vanilce Farias Gomes, ambas pós-graduandas pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) da UFGD, e Mariela da Cruz Santos, graduanda de Psicologia pela União Metropolitana de Educação e Cultura, de Salvador, na Bahia.
 
Em um dos vídeos disponíveis no canal, o aluno Jonatan apresenta a iniciativa explicando que, além de fornecer orientações para o período de distanciamento físico, o projeto pretende acolher demandas de sofrimento mental resultantes do autoisolamento em função da pandemia, apresentar conteúdo científico de qualidade e demonstrar técnicas de controle de emoções, em linguagem acessível para a população em geral.
 
Aprovado em edital do Comitê Operativo de Emergência (COE) da UFGD, o grupo prevê produzir 15 vídeos até dezembro de 2020, mas já se organiza para garantir a manutenção do canal futuramente, com mais produções. Também está sendo discutida a realização de lives durante a semana, com a presença de profissionais de diferentes áreas.
 
“A internet tem se mostrado grande aliada na aproximação social em tempo de distanciamento físico. A equipe tem monitorado o canal e respondido às postagens feitas pelos assinantes e, caso surgirem demandas por atendimento clínico, serão encaminhadas às redes de atendimento on-line criadas por profissionais de Psicologia”, diz o coordenador do projeto.
 
SERVIÇO
 
Quer conhecer o canal? Acesse, se inscreva e receba todas as notificações de conteúdos novos: https://www.youtube.com/channel/UCnXkSScNrQI8oDXsYgjRuKQ/. O grupo também dispõe de um perfil no Instagram: https://www.instagram.com/projetopsico2020/.

Jornalismo ACS/UFGD
 

Canal Youtube
O canal "Como você está?" veicula vídeos com temas relacionados à saúde mental como forma de auxiliar a comunidade durante a pandemia
 




    Fotos