2023

Futura Rádio Educativa UFGD fará parte da Rede Nacional de Comunicação de Pública

Atualizada: 19/10/2023
O evento marcou a ampliação da comunicação universitária e a expansão da RNCP

ufgd

Crédito: Rafael Neddermeyer / Agência Brasil.

Com a perspectiva de implementação da Rádio Educativa UFGD nos próximos anos, o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, assinou, na última terça-feira (17/10), no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para fazer parte da Rede Nacional de Comunicação de Pública (RNCP).

Dessa forma, a UFGD firma o compromisso de, assim que estiver com sua estrutura de radiofusão em funcionamento, transmitir conteúdos locais e retransmitir a programação das emissoras públicas da EBC (TV Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC), que já contam com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei. Em contrapartida, a EBC vai auxiliar a emissora universitária com tramitação processual, suporte técnico e capacitação, além de proporcionar maior visibilidade aos conteúdos regionais, por meio da exibição nacional.

A cerimônia de assinatura envolveu 31 universidades federais que irão operar 72 novas emissoras de rádio e TV. O evento marcou tanto a ampliação da comunicação universitária, que possui aproximadamente 50 estações no Brasil, quanto a expansão da RNCP, que conta com 109 emissoras de rádio e de TV no país. Em breve, outras 13 universidades federais deverão assinar acordos similares com a EBC, com a intenção de operar 28 estações em parceria. Considerando as 100 novas estações em potencial, será possível quase triplicar o número de emissoras administradas por universidades federais — bem como, mais que dobrar a rede pública de rádio e, ainda, aumentar significativamente a de televisão.

Desde de abril deste ano, quando a UFGD recebeu a outorga de permissão para execução do projeto da rádio, a instituição deu andamento aos procedimentos para concretização desse sonho, que é alimentado há 18 anos. A assinatura do acordo foi um passo muito importante, criando parcerias fundamentais. A previsão é de elaborar com a EBC, nos próximos meses, o projeto de engenharia e a viabilização dos equipamentos e de pessoal para, então, colocadas as condições, especialmente de orçamento, ser dado efetivo início à Rádio Educativa UFGD.

Para o reitor Jones Dari Goettert, a rádio irá possibilitar uma nova relação da UFGD com a sociedade da região. “Estaremos mais presentes na comunidade como canal de comunicação recíproca, ou seja, poderemos transmitir o que fazemos na instituição para termos cada vez mais proximidade e nos colocar em posição de escuta das demandas, problemas e situações dos moradores da nossa região. Será uma relação recíproca de construção de saberes e conhecimentos”, deseja o reitor.

A cerimônia de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Sobreira Santana, do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Roberto Severo Pimenta, do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do então diretor-presidente da EBC, Hélio Marcos Prates Doyle, e da presidente da Andifes, Márcia Abrahão Moura.

Em seus discursos, as autoridades destacaram o papel das universidades federais na produção de informações com credibilidade e qualidade e na oferta de conteúdos educativos, culturais e científicos, contribuindo para a diversidade e a pluralidade da programação e para o combate das chamadas fake news.

SEMINÁRIO PARA FORTALECIMENTO DAS IFES

ufgd
Crédito: Rose Pinheiro / UFMS.

A agenda do reitor da UFGD em Brasília ainda incluiu a participação no “Seminário Nacional para Fortalecimento das IFES e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica 2023”, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), nos dias 17 e 18 de outubro, na sede da entidade. O gestor foi, inclusive, moderador, na manhã de quarta-feira, da mesa 2 do evento, que versou sobre “Projetos e Ações de fortalecimento das IFES e Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica”.

LISTA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS QUE ASSINARAM ACORDOS DE PARCERIA COM A EBC:

Rádio

1. Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

2. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

3. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

4. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

5. Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

6. Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

7. Universidade de Brasília (UnB)

8. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

9. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Televisão