Ex-alunos da UFGD têm oportunidade de voltar para a faculdade

Atualizada: 15/07/2024
O Processo Seletivo de Ingresso Extravestibular oferece a possibilidade de retorno para alunos que trancaram ou desistiram do curso em anos anteriores

ufgd

Divulgação

Ex-estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que não conseguiram concluir seus cursos de graduação têm agora uma nova oportunidade de retomar os estudos. A universidade divulgou o edital do Processo Seletivo de Ingresso Extravestibular (PSIE-2024.1), oferecendo 145 vagas distribuídas em 24 cursos.

O período de inscrições é de 22 de julho a 2 de agosto de 2024. Os interessados devem acessar o sistema do Centro de Seleção da UFGD, na "Área do Candidato" (https://selecao.ufgd.edu.br/). As inscrições são gratuitas.

Podem participar dessa seleção ex-estudantes que tenham saído da UFGD em qualquer ano desde 2006, seja por exclusão solicitada, desistência ou jubilação. É essencial que o reingresso ocorra no mesmo curso em que o candidato estava matriculado anteriormente.

CURSOS COM VAGAS DISPONÍVEIS

As vagas estão distribuídas entre os cursos de Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras, Licenciatura em Educação do Campo, Matemática, Nutrição, Química e Zootecnia.

Nos cursos onde o número de inscritos for superior ao número de vagas disponíveis, será utilizado o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) como critério de classificação, representando a média global do desempenho do aluno durante o curso. A fórmula de cálculo está detalhada no Anexo 1 do Edital de Abertura. Em casos de empate, a preferência será dada ao ex-aluno mais idoso.

CRONOGRAMA

As inscrições gratuitas vão de 22 de julho a 2 de agosto de 2024. A publicação do resultado preliminar está prevista para 9 de agosto, no endereço eletrônico https://portal.ufgd.edu.br/secao/editais-de-ingresso-de-estudantes/reingresso. Os candidatos poderão apresentar recursos nos dias 12 e 13 de agosto (via e-mail), e o resultado final será divulgado no dia 15 de agosto, no mesmo endereço eletrônico.

Os ex-alunos aprovados no PSIE terão de 15 a 20 de agosto para realizar a matrícula, enviando a documentação necessária para o e-mail da secretaria acadêmica da faculdade correspondente. A lista de documentos está disponível no Edital de Abertura do processo seletivo. Para acessá-lo, clique no link: https://editais.app.ufgd.edu.br/processo/1077/processo.

CONTATOS

Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com a secretaria acadêmica da faculdade desejada (os endereços de e-mail estão especificados no edital, no quadro 3). Também é possível obter informações com a Coordenadoria de Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) pelos telefones (67) 3410-2820, (67) 3410-2825 e (67) 3410-2826 ou pelo e-mail cgac@ufgd.edu.br.

Jornalismo ACS/UFGD