Evento voltado ao planejamento no setor público está com inscrições abertas

Atualizada: 03/07/2020
O 1º Fórum de Planejamento no Setor Público é uma iniciativa da UFGD, a fim de capacitar os servidores que participam da elaboração do novo PDI da Universidade e demais membros da comunidade acadêmica

Na próxima semana, entre 6 e 10 de julho, a UFGD, por meio da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) da Pró-reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento (PROAP), realiza o 1º Fórum de Planejamento no Setor Público, evento que tem como objetivo qualificar gestores e membros das comissões de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

Em formato on-line, o Fórum tem 54 vagas reservadas para os integrantes das comissões, cuja participação é obrigatória, e outras 46 vagas para os demais membros da comunidade acadêmica. Quem tiver interesse, deve efetuar a inscrição por meio do link https://www.even3.com.br/fpe2020/.

A transmissão será em tempo real, pela plataforma Microsoft Teams, cujo acesso será coordenado pelo ministrante do evento, Luiz Aires Maranhão Cerqueira. Professor e palestrante da área de Gestão Estratégica, Cerqueira é graduado em Engenharia Elétrica, possui MBA em Finanças e é servidor aposentado da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério da Economia.

A programação terá duração, em todos os dias do Fórum, das 13 às 17 horas (horário de Mato Grosso do Sul). A organização do evento recomenda que todos os participantes façam o download e testem a plataforma antes do início das atividades. Serão 20 horas de evento e será concedida certificação a quem atingir frequência mínima de 80% da formação.

Ainda, a fim de orientar os participantes sobre procedimentos que devem ser tomados antes e durante o Fórum, a PROAP disponibiliza o Guia de Participação - https://1drv.ms/u/s!AnRDZj8qqgSch1Qq7_RnVF9-uLKK?e=8XQ4oq- que também poderá ser baixado no momento da inscrição.

Outro documento cuja leitura é importante para quem vai assistir ao evento é o atual PDI (2013-2020), disponível em http://files.ufgd.edu.br/arquivos/portal/ufgd/arquivos/aufgd/pdi.pdf.

“O Fórum é um evento de capacitação de extrema importância para o desenvolvimento dos trabalhos do novo PDI 2021-2028. E o formato on-line é inédito, pois, a princípio, o curso seria presencial e teve que ser adaptado por conta da pandemia. O palestrante responsável pela formação está muito comprometido com o evento e vem colaborando em todas as etapas da organização, preparando um conteúdo personalizado e direcionado à UFGD e suas necessidades”, destaca a chefe da Divisão de Planejamento da Coplan, Rozimare Marina Rodrigues Rivas.

Confira a programação completa do evento:

Fórum
Programação do 1º Fórum de Planejamento no Setor Público da UFGD

COMISSÕES

Com prazo para conclusão dos trabalhos previsto para novembro de 2020, as seis comissões que atuarão na confecção do documento já estão compostas, sendo que a Comissão Gestora realizou duas reuniões até o momento, nas quais foi repassado aos membros o histórico de elaboração do atual Plano de Desenvolvimento Institucional da UFGD. Também foram apresentadas as atribuições da Comissão em questão e discutido e aprovado o Cronograma de Execução Geral do processo de elaboração do Plano.

As demais comissões se reúnem nesta semana para também debaterem suas tarefas e cronogramas. São elas: Comissão Executora, Comissão Temática de Gestão Acadêmica, Comissão Temática de Gestão Administrativa, Comissão Permanente de Monitoramento e Supervisão e Comissão Organizadora do Documento.

O QUE É

O Plano de Desenvolvimento Institucional é o principal instrumento de planejamento elaborado pelas Instituições de Ensino Superior e visa, de um modo geral, nortear a gestão da instituição. Além disso, é um documento exigido para credenciamento e recredenciamento de universidades no Sistema Federal de Ensino Superior e, caso a universidade não disponha de PDI, poderá sofrer punições como, por exemplo, uma restrição de repasse de recursos orçamentários por não atender à legislação.

É por meio do PDI que a comunidade interna e externa à Universidade conhecerá missão, políticas pedagógicas, estrutura organizacional, infraestrutura e, sobretudo, objetivos, estratégias e metas da UFGD.

Para tratar de assuntos relacionados à elaboração do novo PDI, foi criado o e-mail pdi@ufgd.edu.br.

Jornalismo ACS/UFGD

Fórum