2020

Evento de inauguração de prédios da UFGD recebe os Ministros de Estado da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações

Atualizada: 20/11/2020

O Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro e o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, foram alguns dos convidados de honra presentes na solenidade de inauguração de cinco prédios e da Usina Fotovoltaica da UFGD, que aconteceu de forma virtual, na manhã de hoje, 20 de novembro de 2020.

Além dos Ministros, outras autoridades políticas, reitores e representantes dos mais diversos setores da sociedade estavam presentes, como: o Senador da República Nelson Trad Filho; o Deputado Federal Dr. Luiz Ovando; a Deputada Federal Bia Cavassa; o Deputado Estadual José Carlos Barbosa (Barbosinha); o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Dourados, Alan Aquino Guedes de Mendonça; os Reitores da UFMS, IFMS, UCDB e Unigran; o Presidente do FINEP, General Waldemar Barroso Neto; bem como membros da comunidade acadêmica da UFGD, entre eles, Pró-Reitores, Diretores de Faculdade, representantes dos docentes, dos acadêmicos e dos técnicos-administrativos. Ao todo, 77 convidados estiveram no evento virtual.

A solenidade foi presidida pela Reitora pro tempore Prof.ª Mirlene Macedo Damázio e pelo Vice-Reitor pro tempore, Prof. Luciano Geisenhoff. Durante o discurso de abertura, a Reitora ressaltou a importância das inaugurações não somente à comunidade acadêmica, mas a toda a sociedade douradense e brasileira. “Mais um grande passo que marca a trajetória desta Universidade que caminha e cresce buscando seus ideais com determinação e vontade de fazer mais, de levar mais educação e de contribuir com a produção regional”, disse.

Mirlene Damázio falou sobre o formato de realização do evento de modo virtual por conta do novo coronavírus e ainda mencionou o orgulho de manter a continuidade das obras, apesar de todos os percalços trazidos pela situação inesperada e desafiadora que a pandemia gerou.

Muitos momentos marcaram a solenidade virtual, a começar pela atração cultural com a apresentação do violeiro douradense Dito Freitas, que cantou e tocou “Meu Mato Grosso do Sul”, uma homenagem ao Estado e suas riquezas.

Vários vídeos exibiram o descerramento das placas de inauguração de cada prédio, bem como suas instalações. Falas de docentes e técnicos diretamente relacionados a eles, ofereceram informações detalhadas aos convidados e participantes, incluindo o valor investido em cada uma das obras, que somadas chegaram ao montante de R$ 23.598.271,81.

Em breve apresentação, o Vice-Reitor pro tempore Prof. Luciano Geisenhoff falou sobre a trajetória da Universidade em seus 15 anos de existência, ressaltando o crescimento alcançado e sua importância para a sociedade, que vai muito além das fronteiras do Estado. Falou sobre a ciência e o conhecimento produzido e sobre o desempenho do Hospital Universitário (HU-UFGD), referência no atendimento em Dourados e em 33 cidades circunvizinhas.

O Ministro Milton Ribeiro iniciou sua fala em que exaltou a UFGD, seus gestores e equipes, agradecendo a “honra pessoal”, segundo suas palavras, “de poder estar presente nesta inauguração”. E completou: “não há momento mais especial do que aquele em que se pode fazer entregas úteis à população, aos pagadores de impostos, aos cidadãos e às cidadãs desse nosso país”.

A Universidade também foi elogiada pelo Ministro Marcos Pontes, que manifestou seu desejo de conhecer a UFGD pessoalmente e “ver tudo isso de perto”. Ele falou sobre a importância da Universidade para a ciência e tecnologia. “É dentro da universidade onde se produzem as ideias que vão gerar as inovações, que irão se transformar em empresas e novos empregos, para gerar riquezas para o país” e, em outro momento, disse que “essas inaugurações vão cooperar em muito para a realização dos sonhos de muitos jovens e que é preciso ajudá-los a serem felizes a terem sucesso em suas mais diversas áreas”.

O evento encerrou no horário previsto logo após o discurso do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro e do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Os prédios inaugurados na data de hoje foram: Prefeitura Universitária, Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (IPAMTEC), Centro de Laboratórios FINEP/UFGD, Laboratório Multidisciplinar de Engenharia Civil e Usina Fotovoltaica.

A cerimônia pode ser vista por meio do link disponível no Youtube UFGD Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=WBphCrAIqOA

Solenidade virtual de inauguração na UFGD

Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes

Discurso da Reitora da UFGD, Professora Drª Mirlene Damázio

Engenheiro Eletricista Alessandro da Paixão falando sobre a importância da usina fotovoltaica para a UFGD

UFGD 15 anos.

Professora Kelly Picolli falando sobre a possibilidade de novas pesquisas serem desenvolvidas no Centro de Laboratórios FINEP.

Ñanderú Getúlio Oliveira ressalta a importância da expansão do prédio da FAIND para os indígenas.

Professor Carlos Chuba fala sobre melhores condições de trabalho com a inauguração do prédio da PU.

A UFGD

Violeiro douradense Dito Freitas tocando a canção "Meu Mato Grosso do Sul".

Encerramento da cerimônia virtual.