Maio

Estudantes de Física conhecem os experimentos do Canal Oficiência

Atualizada: 29/05/2017
Os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Física da UFGD participaram da palestra “Aprendendo Ciência no YouTube: Canal Oficiência”, ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira Nunes, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), na última sexta-feira (26).

O evento foi organizado pelo professor André Luiz Martinez, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET) e, na oportunidade, Luiz Antonio de Oliveira Nunes falou sobre a importância das aulas teóricas serem acompanhadas de experimentos demonstrativos dos fenômenos físicos, mostrou o Canal Oficiência onde são apresentadas várias sugestões de experimentos, suas aplicações no cotidiano e contexto histórico do desenvolvimento e, inclusive, realizou alguns desses experimentos.

Acesse o Canal em: https://www.youtube.com/channel/UCiDKjLbFHsl0MIN5g6txuxA/featured

SOBRE O CANAL OFICIÊNCIA
O “Canal Oficiência”, alocado no Youtube, congrega já uma quantidade apreciável de vídeos com a duração aproximada de 20 minutos cada um, realizados pelo Prof. Luiz Antônio, tendo como destaque situar o jovem espectador no tempo, com um forte apelo ao conteúdo histórico, ou seja, aos primórdios da criação e construção de inúmeros aparelhos, equipamentos e objetos, que vão desde a vulgar panela de pressão ao gerador eletrostático, passando pelo controle remoto, pela lanterna de bolso, etc.. São demonstrações incríveis que tendem a levar os jovens a se interessar pelos conceitos científicos, sem se aperceberem disso, mas incutindo-lhes a tal “curiosidade”. Muito pouca conversa e muita, mas muita experimentação e prática, ou seja, mão na massa.

O “Canal Oficiência” utiliza o método aplicado pela Comunidade Arduíno, uma plataforma dedicada aos mais variados tipos de experimentos, desenvolvida por italianos e que tem alcançado grande êxito, tendo servido, inclusive, para que as pessoas montem seus próprios negócios. Por outro lado o “Canal Oficiência” também explica o passo a passo para resolver questões colocadas no ENEM relacionadas com Física e outras disciplinas, só que essa explicação não é teórica, mas sim prática, com o Prof. Luiz Antônio a prover aos alunos, todas as explicações e “segredos” na prática, com um vocabulário simples de entender, transmitindo em simultâneo o caminho que se percorreu até chegar a um invento: um canal de pura experimentação, de mãos na massa, cuja intenção não é substituir as aulas dos professores, mas sim complementá-las ao máximo para que o aluno entenda, de fato, como funcionam as coisas.

“Aproveitei a minha licença sabática, desisti de ir para o exterior e dediquei-me de corpo e alma a este projeto. O canal foi inaugurado no início do mês de abril e já conta com 14 vídeos, sendo meu propósito chegar ao final do ano com 300 vídeos publicados”, explica o Prof. Luiz Antônio, acrescentando que aproveitou a infraestrutura do CEPOF – Grupo de Óptica do IFSC/USP e que tentou estender o projeto além da necessidade do estudante “De fato, até os professores podem ser altamente beneficiados assistindo a estes vídeos, já que ele pode utilizá-los como prólogos de suas aulas, dependendo da temática que queira abordar com os jovens”.

Fonte: PRG USP