acessibilidade

Início do conteúdo da página

Abril
03
2020

Estudantes da UFGD criam site para divulgar dados atualizados sobre a covid-19

  Atualizada: 03/04/2020

Alunos do curso de Engenharia de Computação disponibilizam informações diárias sobre a situação da pandemia no Brasil e em Mato Grosso do Sul

Com o objetivo de levar informação de referência à comunidade, dois estudantes do curso de Engenharia de Computação da UFGD criaram um site que apresenta os números atualizados de casos de covid-19 nos estados do Brasil e em cada município de Mato Grosso do Sul.
 
Ambos cursando o sétimo semestre da graduação, que integra a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da UFGD, os alunos Felipe Natan, de 21 anos, e Matheus Zarate, de 23 anos, tiveram a ideia para a página durante uma conversa informal em que Matheus propôs que fizessem algo sobre o tema em destaque – a pandemia de covid-19 – para treinar o conteúdo que aprenderam em sala de aula.
 
Dessa forma, surgiu o projeto do site “COVID-19 MS”, iniciativa que, além de informar o número de casos no País e em Mato Grosso do Sul, dispõe de um mapa interativo do estado, pelo qual os visitantes da página podem acessar dados específicos sobre a transmissão do novo coronavírus em seus municípios.
 
“O objetivo foi encontrarmos uma forma de contribuir com a situação atual. Cada um contribui da maneira que pode, como os profissionais de saúde, a mídia e outras categorias profissionais. Nós encontramos essa forma: desenvolver um site, algo de que temos conhecimento, para auxiliar a população na busca por informações. E eu tive a ideia do mapa interativo, que até então não tinha encontrado em outra página, justamente para que as pessoas fiquem mais informadas sobre a situação em suas regiões ”, afirma Felipe.
 
Ainda conforme o estudante, foi, também, uma maneira de retribuir à sociedade pelo conhecimento que adquirem na universidade. O site foi desenvolvido em quatro dias e está no ar há pouco mais de uma semana, hospedado em um servidor gratuito. Até o momento, já possui mais de 3,2 mil acessos.
 
A página não tem fins lucrativos, ou seja, não monetiza as visualizações e não possui nenhum tipo de publicidade. As atualizações de dados são feitas diariamente, às 17 horas, com base nos boletins epidemiológicos divulgados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.
 
O site pode ser acessado em dispositivos desktop (computadores de mesa) e mobile (telefones celulares e tablets).

Acesse e conheça: https://covid19ms.netlify.com/.

Jornalismo ACS/UFGD

 

Site COVID-19 MS
Site reúne informações atualizadas diariamente
 




    Fotos