2021

Equipe da Fazenda Experimental passa por treinamento de combate a incêndios florestais

Atualizada: 12/07/2021
A seca chegou mais cedo este ano no Mato Grosso do Sul e uma das maiores preocupações com este período são os incêndios em áreas urbanas e rurais, e que, especialmente no campo, podem atingir proporções que chegam a ficar fora de controle. Pensando nisso, a UFGD e o Corpo de Bombeiros de Dourados realizaram uma parceria dentro das estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais traçada pelo órgão.

Nesta segunda-feira (12/07), servidores e trabalhadores terceirizados da Fazenda Experimental da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade estiveram em treinamento teórico e prático com o subtenente Edraudino Pereira Lucio, do CB de Dourados. De acordo com o subtenente, pela manhã foi ensinada a teoria do fogo em áreas de matas, florestas e vegetação em geral, explicando as características de fogo que cada vegetação pode proporcionar. Ainda na parte teórica, foram abordados conteúdos sobre primeiros socorros e material de combate a incêndio florestal. À tarde aconteceu a parte prática do curso, chamada de Manejo de Incêndio Florestal, com técnica de confecção de asseiros, para fazer prevenção à linha de fogo que possa estar vindo de encontro, e o combate de forma direta com as técnicas apropriadas, usando equipamentos como abafadores, sopradores e uso do caminhão de água disponível na Fazenda Experimental.

Na próxima semana a ação continua e servidores da Seção de Segurança do Trabalho da Universidade vão ministrar uma palestra aos trabalhadores terceirizados da Fazenda sobre os procedimentos de biossegurança contra a covid-19, apresentando o Manual de Biossegurança da Instituição. Ainda no dia 13, servidores da Unidade de Suporte a Urgências (USU) da UFGD vão ensinar procedimentos de primeiros socorros.

Jornalismo ACS/UFGD

FAECA incendio

O subtenente Edraudino Pereira Lucio demonstrando ações de segurança aos trabalhadores.

FAECA incendio

O subtenente Edraudino Pereira Lucio demonstrando ações de segurança aos trabalhadores, em caso de queimaduras.

Início das atividades práticas

Práticas de combate ao incêndio

Prevenção ao incêndio com queimadas programas também foi um dos temas.