acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
17
2025

Editora UFGD destaca publicações sobre os povos indígenas de Mato Grosso do Sul

  Atualizada: 17/04/2025
Com essas publicações, a Editora UFGD contribui para a construção de um olhar mais justo, crítico e respeitoso sobre os povos indígenas

No dia 19 de abril, data em que se celebra o Dia dos Povos Indígenas no Brasil, a Editora UFGD propõe um convite ao conhecimento verdadeiro e ao respeito às culturas originárias. Em lugar de repetir estereótipos e visões equivocadas, a data pode ser uma oportunidade para ampliar o entendimento sobre a diversidade dos povos indígenas e os desafios enfrentados por essas populações, especialmente no Mato Grosso do Sul.

Com um catálogo sólido de publicações voltadas para a temática dos povos indígenas que habitam o Brasil, a Editora UFGD contribui para a valorização de saberes ancestrais, pesquisas colaborativas e a valorização de autores indígenas. Os livros tratam de temas diversos, abordando desde aspectos da colonização imposta aos indígenas, a formação de professores indígenas, sobre a roça tradicional e o cultivo agroecológico, o impacto das igrejas pentecostais nas aldeias, o desenvolvimento socioeconômico em comunidades indígenas e os direitos e políticas públicas voltadas a essa população.

Conhecimentos fundamentais

Para quem quer compreender os fundamentos da cultura guarani, destacam-se as obras Os Kaiowá em Mato Grosso do Sul, de Levi Marques Pereira; bem como os livros da pesquisadora Graciela Chamorro: Terra Madura – Yvy araguyje e Povos Indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura, transformações sociais, que abordam aspectos históricos e culturais das comunidades indígenas na região da Grande Dourados.

Para quem deseja aprofundar os conhecimentos sobre a formação das reservas indígenas de Mato Grosso do Sul, o catálogo da editora também conta com obras dedicadas a grupos étnicos e territórios específicos, como a aldeia Panambizinho, no município de Dourados; a Reserva Indígena Kadiwéu; os Terena de Buriti e a formação da Terra Indígena Buriti; e a Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, em Antônio João. 

Destaques mais recentes são Etnologia Guarani, organizado por Lauriene Seraguza, e Saberes, sociabilidades, formas organizacionais e territorialidades entre os Kaiowá e os Guarani em Mato Grosso do Sul, organizado por Levi Marques Pereira, Célia Foster Silvestre e Diógenes Egídio Cariaga. Ambos os livros são coletâneas que reúnem artigos acadêmicos redigidos por autores renomados da Etnologia, lado a lado com textos elaborados por lideranças e pesquisadores indígenas. Esses livros trilham por uma abordagem colaborativa, ao reunir vozes que não apenas falam sobre, mas com os Guarani.

Autores indígenas

A Coleção Saberes Indígenas também merece atenção especial. Composta por 11 livros escritos e ilustrados por membros da comunidade guarani-kaiowá, a coleção registra contos, ritos e tradições que expressam a riqueza da cultura oral desse povo. Outro título importante é Peteĩha jechuka katupyry ñe’ẽ poty guaraníme: poesia guarani, uma obra que valoriza a expressão poética em língua guarani.

Mesmo que a tradição guarani seja predominantemente oral, a Editora UFGD reafirma seu compromisso em incentivar e apoiar escritores indígenas, disponibilizando seu espaço editorial para tornar públicas suas reflexões, histórias e criações. Com essas publicações, a Editora UFGD contribui para a construção de um olhar mais justo, crítico e respeitoso sobre os povos indígenas, valorizando seus saberes e fortalecendo a produção intelectual originária.

Aquisição e doação de livros

A maioria dos livros da Editoria UFGD ligados à temática indígena estão disponíveis apenas na versão digital. No entanto, alguns ainda têm edições impressas disponíveis para doação e para venda. 

A UFGD oferece gratuitamente dois livros por ano (títulos diferentes) aos alunos que participam dos Programas de Assistência Estudantil (PROAE); dos bolsistas de ensino, pesquisa ou extensão; do Programa Pró-Estágio; do Programa de Educação Tutorial (PET); e da Pós-Graduação. Também têm direito a retirar dois livros gratuitos por ano os docentes e técnicos administrativos da UFGD e os trabalhadores terceirizados. A solicitação de doação deve ser feita por meio de um formulário online, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Gw5Rk_OTgzdzZakPDsRz50m93JG844eF/view

A Editora da UFGD também comercializa suas obras impressas para o público interno e externo. Os alunos, bolsistas e servidores UFGD têm 40% de desconto no preço das publicações contidas no catálogo da Editora. Para adquirir livros na Editora da UFGD, o interessado deve enviar um e-mail para editora.livros@ufgd.edu.br com as informações do comprador (Nome ou Razão Social; CNPJ/CPF; Inscrição Estadual; Endereço completo para entrega; Telefone; E-mail; Responsável pelo pedido; Detalhamento do Pedido; Título da obra; Quantidade). Para mais informações entre em contato com a Editora, pelo telefone: (67) 3410-2651 ou no e-mail editora.livros@ufgd.edu.br




 

Livros disponíveis na versão digital e no impresso: 

A Reserva Indígena Kadiwéu (1899-1984): memória, identidade e história

Discursos sobre a demarcação de terras indígenas... ou de como a raposa encontrou a Serra do Sol

Etnografia e iconografia nos registros produzidos por Hércules Florence durante expedição Langsdorff na província do Mato Grosso (1826-1829)

Mulheres Kaiowá e Guarani: expressões

Protestantismo à moda Terena

 

Livros disponíveis apenas na versão digital

A escravização indígena e o bandeirante no Brasil colonial: conflitos, apresamentos e mitos

A imagem do índio: discursos e representações

Até aos confins da terra: o movimento ecumênico protestante no Brasil e a evangelização dos povos indígenas

Diálogos entre antropologia, direito e políticas públicas: o caso dos indígenas no sul de Mato Grosso do Sul

Discurso indígena: aculturação e polifonia

Etnodesenvolvimento em terras indígenas: uma abordagem integradora

História da Comunidade Kaiowá da aldeia Panambizinho (1920-2005)

Mbo’Epy Jevy : reaprendendo com a roça

Etnologia Guarani: diálogos e contribuições

Ñande ru marangatu: laudo antropológico e histórico sobre uma terra kaiowa na fronteira do Brasil com o Paraguai, município de Antônio João, Mato Grosso do Sul

Os Kaiowá em Mato Grosso do Sul: módulos organizacionais e humanização do espaço habitado

Os Terena de Buriti: formas organizacionais, territorialização e representação da identidade étnica

Peteĩha jechuka katupyry ñe’ẽ poty guaraníme: poesia guarani

Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura, transformações sociais

Saberes, sociabilidades, formas organizacionais e territorialidades entre os Kaiowá e os Guarani em Mato Grosso do Sul

Terra indígena Buriti: perícia antropológica, arqueológica e histórica sobre uma terra terena na Serra de Maracaju, Mato Grosso do Sul

Terra madura Yvy araguyje: fundamento da palavra guarani

Professores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: A Reserva Indígena de Dourados (1960-2005)

 

Coleção Saberes Indígenas (Comitê Editorial Cone Sul)

Ava Jeroviaha

Êxetina uné = conto das águas

Guaiguingue

Hiyokéná kipâe = dança masculina

Hiyokéná senóhikó = dança feminina

Ka’aguy Póra’i

Ka’arovapy

Mymba ñarõnguéra

Ore Remitỹ

Tekoha vy’a renda

Turí ne terenoehiko


Jornalismo ACS/UFGD