Fevereiro

Edital seleciona bolsistas para serem monitores de estudantes indígenas

Atualizada: 21/02/2020

Candidatos que já cursaram as disciplinas de Introdução ao Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica (pré-requisito) na UFGD podem concorrer às duas bolsas ofertadas pelo programa de Monitoria Indígena. A bolsa é de R$ 400 com duração de quatro meses. Os acadêmicos indígenas terão preferencialidade no preenchimento das vagas.

Para voluntariado, estão abertas outras duas vagas para monitores ensinarem sobre o que viram das disciplinas de “Laboratório de Textos Científicos I ou Português Intercultural (pré-requisito)” e de “Fisiologia Humana I ou Fisiologia Humana II (pré-requisito)”.

A Monitoria Indígena tem como finalidade contribuir para a permanência na educação superior dos estudantes indígenas em cursos presenciais, minimizando a evasão e a retenção. Entre os objetivos estão o de atender às especificidades dos estudantes indígenas priorizando as disciplinas que apresentam maior grau de dificuldade de acompanhamento e o de  promover o desenvolvimento acadêmico por meio de um diálogo intercultural.

O edital com a abertura das inscrições foi lançado ontem (20) pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD). Poderá participar do programa, na modalidade de monitoria remunerada, o estudante que: Esteja regularmente matriculado em curso da UFGD; Tenha disponibilidade para frequentar as reuniões de orientação junto ao Núcleo de Assuntos Indígenas; Tenha disponibilidade de 12 horas semanais para atuar no programa; Tenha obtido aprovação na disciplina (s) na qual pleiteiam a Monitoria Indígena e; Tenha facilidade e interesse de trabalhar em contextos interculturais.

O prazo para os interessados enviarem a documentação exigida terminará em 3 de março. A documentação consiste em: Plano de atividades elaborado pelo aluno em versão impressa com a indicação de um professor(a) orientado (a); (Anexo I do edital) e; Carta de Intenção com declaração de disponibilidade de tempo (Anexo II do edital).

Leia o edital completo e confira outras informações na página da Monitoria indígena em: