2023

Delegação da UFGD apresenta oportunidades de colaboração em pesquisa e extensão a embaixadores da União Europeia

Atualizada: 29/05/2023
Durante evento, em Campo Grande, grupo de gestores e pesquisadores da universidade esteve em diálogo com 11 chefes de missões diplomáticas no Brasil

Evento UE
Reitores, pesquisadores e embaixadores em evento realizado na UFMS, em Campo Grande-MS

Em evento inédito, representantes de instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de debater potencialidades e possíveis parcerias com onze embaixadores de Estados Membros da União Europeia (EU) em missão diplomática pelo estado. Entre os participantes, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) marcou presença no evento com a maior comitiva de professores e técnicos administrativos no encontro, que foi realizado na última sexta-feira (26/05), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS.

Abrindo a programação, uma reunião reservada a reitores e a embaixadores se configurou em momento de apresentações e impressões sobre o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento sustentável e inclusivo da região, temática central da visita diplomática, a primeira de uma série de encontros anuais tradicionalmente realizados pela UE em estados brasileiros – o programa foi retomado neste ano após paralisação diante do cenário pandêmico.

Em seguida, o grupo diplomático participou de uma mesa de diálogos em que foram apresentadas perspectivas de cooperação científico-educacional entre o Brasil, a União Europeia e seus Estados Membros, sob a moderação do chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) da UFGD, professor Matheus de Carvalho Hernandez, e da assessora de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Maria Eugênia Petenuci. Entre as iniciativas explanadas, o trabalho feito pela Cátedra Jean Monnet da UFGD foi exposto pelo professor titular da iniciativa, Tomaz Espósito Neto.

A Cátedra, financiada pela Comissão Europeia por meio do programa Erasmus+, fomenta pesquisas sobre a UE e o Mercosul, atua como espaço de debate sobre acontecimentos internacionais contemporâneos, difunde conhecimentos sobre os Estados Membros da UE e incentiva o processo de internacionalização da UFGD.

Na sequência, todos os embaixadores expressaram suas expectativas sobre oportunidades de cooperação acadêmica com a UE e receberam o retorno de estudantes e egressos de universidades sul-mato-grossenses. Além do embaixador da própria União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, tiveram fala os chefes das missões diplomáticas do Estados Membros Suécia, Bélgica, Polônia, Dinamarca, Chipre, Lituânia, Malta, Croácia, Portugal e Chéquia.

O reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, afirmou que a delegação da universidade conseguiu apresentar de forma excepcional suas potencialidades aos representantes internacionais. “A UFGD voltou a figurar no mapa do mundo, se reconstruindo de dentro para fora. A presença da universidade no evento, com o maior grupo de gestores e pesquisadores, é um grande símbolo da união de todas as esferas institucionais em prol de um objetivo maior, que é o desenvolvimento ainda mais sustentável e inclusivo de ações de pesquisa e de extensão”, resumiu o dirigente.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

evento UE
Embaixadores da União Europeia no Brasil durante evento que integra calendário de encontros nos estados brasileiros

Foco do encontro e direcionador da atuação dos representantes da UE no Brasil e no mundo, o coletivo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é composto por 17 tópicos interconectados que abordam desafios de desenvolvimento enfrentados por toda a população mundial, estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O Brasil é parceiro estratégico da União Europeia. Aqui em Mato Grosso do Sul, em particular, pudemos comprovar com o governo, mas, também com a prefeitura e com os setores privados, como são as prioridades de vocês: sustentabilidade, transformação digital, inclusão digital”, declarou Ignacio Ybáñez, líder da comitiva europeia.

Nessa direção, a UFGD entregou a cada diplomata um conteúdo especialmente preparado com base nos ODS em relação direta com as temáticas praticadas em seus projetos de pesquisa e de extensão. Saúde, educação, energia limpa, inovação, qualidade da água, entre outros dos 17 objetivos estão entre os escopos das iniciativas apresentadas.

OPORTUNIDADES NA EUROPA

Reunião com a representante da EURAXESS no Brasil

Ainda durante o evento, uma importante reunião envolveu os 15 pesquisadores representantes da comunidade científica da UFGD e a porta-voz da EURAXESS no Brasil, uma plataforma que conecta agentes de pesquisa e de inovação que buscam avançar em suas carreiras por meio de experiências internacionais.

A rede foi apresentada pela representante Charlotte Grawitz, que explicou que a EURAXESS conta com 43 países europeus parceiros e oferece oportunidades de emprego, de financiamento e de hospedagem, além de orientação de desenvolvimento de carreira.

Jornalismo ACS/UFGD