acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
08
2017

Ciência, Tecnologia e Inovação: o que foi discutido no Fórum que teve a participação da UFGD

  Atualizada: 08/11/2017
Representantes de 23 entidades que compõem o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso do Sul, se reuniram recentemente, para retomar as atividades e trabalhar na elaboração da Lei de Inovação do Estado. A UFGD foi representada no encontro, pela Pró-Reitora de Ensino de Pós Graduação e Pesquisa, Kely de Picoli.

Esta foi a segunda reunião do grupo, criado em 2015. Rogério Beretta, Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, conduziu os trabalhos que foram discutidos em oito câmaras temáticas: Governança e Marco Regulatório; Formação de Pessoas em CT&I; Ambientes de Inovação; Ciência, Tecnologia e Educação; Estado Digital Inteligente; Cadeias Agroindustriais; Saúde Pública e Bioeconomia.

Um assunto em destaque foi o mau desempenho de Mato Grosso do Sul no indicador de inovação. De acordo com o secretário Jaime Verruck, o estado está em quinta posição na competitividade nacional, dado que reforça a importância da Lei da Inovação. Diante disso, o grupo estabeleceu como meta manter o foco em três pontos essenciais para a inovação: agilidade, flexibilidade e continuidade. Também será preciso criar mecanismos de avaliação e monitoramento diferenciados, levando em consideração os impactos sociais e econômicos dos investimentos públicos em CT&I e inovar na forma de atrair pesquisadores para o desenvolvimento de projetos no Estado, em contraposição ao sistema nacional que privilegia artigos científicos e não inovações.

A Lei da Inovação deve ser redigida em 90 dias e será entregue ao governador Reinaldo Azambuja no dia 15 de março de 2018. O documento representa um marco regulatório para a pesquisa de MS.
 

Sobre o Fórum
O Fórum é um espaço de discussão entre a academia, o setor produtivo e o governo na proposição de programas e ações estratégicas de CT&I e tem como proposta criação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Criado por meio de decreto de Lei Estadual, está vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.
 
Assessoria de Comunicação da Reitoria

 
 
 
 
 



    Fotos