acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
25
2018

Central de ajuda: site da UFGD disponibiliza espaço para tirar dúvidas de servidores e estudantes

  Atualizada: 25/04/2018
COIN reúne em um só lugar as principais informações sobre sistemas da Biblioteca, Boletim de serviços, Pedido de Material de Consumo, novo sistema de protocolo eletrônico (que faz parte do SIPAC), entre outros

Quase todos servidores da universidade têm o computador como ferramenta indispensável para seu trabalho. No entanto, todos sabemos que equipamentos de informática podem falhar em algum momento. O que fazer quando isso ocorrer? Como solicitar assistência em máquinas pertencentes à UFGD? Quais problemas podem ser facilmente resolvidos, sem necessidade de um técnico?
As respostas para estas perguntas, entre outras, estão disponíveis na Central de Ajuda, desenvolvida pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (COIN/UFGD). Conforme o técnico-administrativo Cleison Marin, coordenador da COIN, a Central de Ajuda é uma aplicação online, disponível tanto para técnicos-administrativos, docentes e discentes, através do link: https://ajuda.ufgd.edu.br/.
Na Central de Ajuda, os usuários podem conhecer os detalhes sobre os sistemas desenvolvidos e/ou adotados pela UFGD; podem conhecer os serviços prestados pela Coordenadoria de informática e ainda tirar suas dúvidas por meio do “Perguntas Frequentes”, um espaço onde são respondidos os questionamentos mais comuns relacionadas a serviços e/ou sistemas da instituição.
Veja alguns exemplos de informações disponíveis na Central de Ajuda:
Sistemas das bibliotecas
Se você é servidor ou estudante da UFGD, certamente já fez uso do sistema de Biblioteca. Nesse sistema é possível imprimir o cartão utilizado para fazer empréstimos de livros. Também neste sistema os estudantes fazem o cadastro do seu TCC, tese ou dissertação para depositar cópia na Biblioteca. Ainda, é no sistema de Biblioteca que se pode fazer reserva ou renovação de empréstimo. Tudo isso on-line, de qualquer lugar onde esteja.
Na Central de Ajuda estão as informações sobre as funcionalidades do sistema de Biblioteca e descrições detalhadas sobre como utilizar as ferramentas disponíveis.
Sistema Acadêmico
O SIGECAD – Sistema Acadêmico tem várias funcionalidades, não somente fazer a rematrícula  a cada semestre. Para emitir um atestado de matrícula ou conferir as disciplinas que está cursando, basta o estudante acessar o sistema acadêmico com seu login. Não tem login? Não sabe sua senha? Todas suas dúvidas podem ser redimidas na Central de Ajuda! Caso você não obtenha a resposta que procura no site, entre em contato com a secac@ufgd.edu.br.  
SIPAC
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é um sistema que congrega as principais ferramentas e informações que são de uso dos setores administrativos da universidade.
O Sistema de Protocolo é um dos módulos que compõem o SIPAC. Com este novo sistema de protocolo, os documentos emitidos pelos diferentes setores da universidade agora passam a ser disponibilizados em meio eletrônico, facilitando a acesso aos servidores. Na Central de Ajuda há uma área com todas as informações sobre o SIPAC e uma lista de 54 dúvidas já respondidas a respeito do Protocolo Eletrônico.
Dúvidas frequentes
Cleison destaca que a equipe da COIN se esforça para atualizar sistematicamente a Central de Ajuda. "Torna-se importantíssimo o conhecimento dessa ferramenta de apoio aos usuários, uma que isso pode agilizar a resolução de algum problema que o usuário pode ter", complementou o mesmo. Se alguém tiver um questionamento que não consta nem mesmo entre as dúvidas frequentes, é possível acessar a Central de Atendimento COIN: http://cac.ufgd.edu.br/, por meio da qual são acionados os técnicos da área de TI que trabalham na COIN/UFGD. Em geral, os chamados abertos por meio da Central de Atendimento são respondidos em poucas horas.