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Outubro
05
2017

​Acadêmicos de Física participam do I Encontro de Educadores em Ciências

  Atualizada: 05/10/2017
Acadêmicos de Física participaram, no final de setembro, em São Carlos - SP, do I Encontro de Educadores em Ciências da Universidade de São Paulo (USP). O evento reuniu professores da Educação Básica, pesquisadores e estudantes que cursam Licenciatura em Química, Física, Biologia e Ciências da Natureza, para um exercício de socialização e análise de experiências e estudos vinculados à Educação em Ciências em diferentes níveis e modalidades.
Os estudantes da UFGD apresentaram trabalhos durante o Encontro, intitulados: 'Aulas de Física com Quadrinhos: ensino e ludicidade', de autoria de Angelina Liborio de Lima e Fernando Cesar Ferreira (Professor UFGD); 'Ensino de Física em uma perspectiva argumentativa: relato de uma experiência de um futuro professor', de Higor Andrade Centurion, Sergio dos Santos Moraes e Ariane Baffa Lourenço (Professora UFGD) e 'Conservação de energia no ensino fundamental: uma proposta de sequência didática', de Nathalie Akie Omachi Rodrigues, Wesley Vilela dos Santos e Ariane Baffa Lourenço (Professora UFGD).
Durante o evento, os acadêmicos visitaram o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP. Também tiveram a oportunidade de conhecer o Grupo de Pesquisa e Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos do Instituto de Física de São Carlos da USP e o Museu da Ciência de São Carlos Prof. Mario Tolentino.
Para a estudante Nahtalie Akie Omachi Rodrigues, a viagem foi incrível e de grande aprendizagem, uma vez que, teve a oportunidade de conhecer lugares importantes, principalmente para a divulgação da ciência com fim de proporcionar uma aprendizagem diferenciada. "No museu, por exemplo, o visitante pode interagir com os experimentos e aprender novos conhecimentos por meio deles. Foi uma experiência única para minha formação como futura professora e pesquisadora", enfatizou. 
Os estudantes tiveram contato com diferentes pesquisas que estão sendo desenvolvidas e aplicadas na área de ensino em todo o país, e ainda compartilharam experiências e projetos. Higor Andrade Centurion conta que a vigaem expandiu os horizontes para além das possibilidades da universidade e cidade. "Acredito a viagem e as visitas nos despertou para as múltiplas possibilidades de abordar conceitos físicos de maneira lúdica. Essa experiência será uma potencial precursora para iniciarmos ações de divulgação científica em nossa cidade".
Angelina Libório de Lima enfatizou a participação em uma oficina sobre o uso da argumentação. Para ela, o assunto foi significativo porque aprendeu passos para desenvolver uma pergunta e um pequeno caso, podendo trabalhar melhor a argumentação com seus futuros alunos quando for docente. Já para Wesley Vilela dos Santos, o contato com o Instituto de Física de São Carlos o fez reconhecer que o país tem centros de pesquisa de ponta, com equipamentos e recursos humanos iguais ou melhores que países da América do Norte e Europa. "Houve a quebra de uma série de visões distorcidas de ciência e cientista, uma vez que o contato com pesquisadores reconhecidos internacionalmente possibilitou a construção de uma visão mais humana e menos robótica da física".



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