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Programas de Bolsa


  •  PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/UFGD/HISTÓRIA)
 
               O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial (DEBP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
            O PIBID oferece bolsas para que acadêmicos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas da Educação Básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e a melhoria de qualidade da educação brasileira. Para assegurar os resultados educacionais, os bolsistas são orientados por coordenadores de área – docentes dos cursos de licenciatura - e por supervisores - docentes das escolas públicas onde exercem suas atividades.
           O curso de História participa do PIBID/UFGD e contribui com o desenvolvimento das escolas públicas que atua. O processo seletivo para ingresso no PIBID/UFGD/História é realizado através do edital, publicado na página do PIBID/UFGD e divulgado amplamente no curso.
 
 Visitem a página do PIBID/UFGD: http://portal.ufgd.edu.br/programa/pibid/index
 
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET – História)
 
           O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de acadêmicos, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.
            Existem 9 grupos PET em atividade na UFGD, dentre eles o grupo PET/História. O PET/História visa ser um programa permanente de reflexão, debate, discussão e troca de experiência entre bolsistas e professores do curso, estreitando a relação entre teoria e prática, universidade e sociedade.
           A seleção dos bolsistas PET/História é realizada por meio de Edital específico, amplamente divulgado no curso.
 
PROGRAMAS: INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EXTENSÃO E CULTURA - MONITORIA DE ENSINO
 
  • Iniciação Científica
           Os programas de Iniciação Científica (IC) visam despertar a vocação científica, formar novos pesquisadores, qualificar profissionais, reduzir o tempo médio do acadêmicos na pós-graduação e auxiliar na formulação de políticas públicas para a pesquisa e a inovação.
            Os editais de abertura dos programas de IC são publicados uma vez por ano, geralmente no mês de março. A vigência é de 12 (doze) meses (agosto de um ano até julho do ano seguinte). Para participar dos Programas de Iniciação Científica o acadêmico deverá dialogar com um professor que seja orientador de IC, pois as inscrições nestes programas são feitas por eles, os quais indicam os acadêmicos para a IC (bolsistas e/ou voluntários).
 
Acompanhem os editais e informações sobre IC na UFGD:  http://portal.ufgd.edu.br/secao/iniciacao-cientifica-propp/programas-de-iniciacao-cientifica.
 
  • Extensão e Cultura
           O Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX/UFGD é mantido com recursos próprios da Universidade e tem por objetivos contribuir para a formação profissional e cidadã por meio do engajamento de acadêmicos de graduação e pós-graduação no desenvolvimento de ações de extensão universitária e, fortalecer a institucionalização das atividades de extensão no âmbito das unidades da UFGD.
        A Coordenadoria de Extensão é a unidade administrativa responsável pela orientação, coordenação e supervisão das ações extensionistas, realizadas pelas diferentes unidades acadêmicas e administrativas que compõem a Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.
            Por sua vez, a coordenadoria de cultura da UFGD desenvolve seu trabalho a partir de dois eixos: Formação e Conhecimento, significativos para o desenvolvimento da arte e da cultura na universidade e na comunidade em geral. Com a comunicação direta com os acadêmicos, professores, técnicos administrativos e demais instâncias da Instituição, seus projetos tem por objetivo a valorização e efetivação da arte e cultura na Universidade.

            Para mais informações visitem as páginas da Coordenadoria de Extensão e Coordenadoria de Cultura da UFGD:
 
  • Monitoria de Ensino
            O Programa Monitoria seleciona planos de atividades de docentes que tenham interesse em dispor de um monitor para auxiliá-los durante as aulas práticas e teóricas de sua disciplina. A cada semestre letivo a PROGRAD lança um edital para seleção de planos de atividades. O docente interessado encaminha um plano de atividades que será analisado considerando quatro aspectos: número médio de acadêmicos atendidos na disciplina objeto da solicitação nas duas últimas ofertas; percentual de reprovações nas últimas duas ofertas; carga horária total; carga horária prática, sendo multiplicada pelo número de turmas práticas com acadêmicos matriculados nas duas últimas ofertas.
            O número de bolsas concedidas é de acordo com a disponibilidade orçamentária da UFGD. Caso a disciplina seja contemplada com bolsa o docente procederá a seleção do bolsista. Os docentes que desejam possuir monitores voluntários deverão comunicar à COGRAD e o monitor voluntário deverá entregar o termo de compromisso.
 
Para mais informações visite a página da Coordenadoria de Graduação da UFGD: http://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/cograd/monitoria


PROGRAMAS E BOLSAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL UFGD
 
            Na UFGD, o setor responsável pelo fomento e gestão de programas de assistência estudantil é a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE). Através de seus programas de Assistência Estudantil, a PROAE promove ações que visam garantir o acesso, a permanência e a diplomação dos acadêmicos na UFGD, tendo como diretrizes os princípios do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Ministério da Educação. A PROAE está estruturada em duas Coordenadorias: Coordenadoria de Assistência Estudantil (COAE) e Coordenadoria de Formação e Integração Comunitária (COFIC).
            A PROAE gerencia uma diversidade de programas de assistência estudantil. Há programas em que o acadêmico, para ser beneficiado, necessita realizar a Avaliação Socioeconômica. Ou seja, essa avaliação é pré-requisito para que os acadêmicos pleiteiem algumas bolsas e auxílios de assistência estudantil.
            O que é a Avaliação Socioeconômica? A Avaliação Socioeconômica consiste em um processo que objetiva identificar o índice de vulnerabilidade socioeconômica dos acadêmicos, promovendo uma política de incentivo a permanência e conclusão da graduação aos acadêmicos de perfil socioeconômico mais vulnerável. Para participar da Avaliação Socioeconômica, o acadêmico deverá comprovar a renda per capita do grupo familiar. O acadêmico será classificado como Perfil 1 quando a renda per capita for de até um salário mínimo e meio (vigente), deste modo, ele estará habilitado a solicitar as bolsas disponibilizadas pela PROAE, de acordo com o regulamento e edital específico de cada Programa.
 
            Bolsas e Auxílios da PROAE/UFGD que necessitam, previamente, da realização da Avaliação Socioeconômica:
  • Auxílio Financeiro Emergencial
  • Auxílio Alimentação
  • Bolsa Permanência UFGD
  • Bolsa Permanência MEC
  • Moradia Estudantil
  • Apoio Pedagógico de Língua Estrangeira
  • Participação em Eventos Acadêmicos
  • Apoio à Mobilidade Acadêmica Internacional
 
A PROAE/UFGD também desenvolve Programas de Assistência Estudantil que não dependem de Avaliação Socioeconômica:
  • Esporte, Recreação e Lazer
  • Restaurante Universitário
  • Centro de Educação Infantil – CEI/UFGD
  • Acompanhamento Psicossocial
  • Programa de Incentivo à Participação e Organização estudantil
  • Programa de Recepção aos Calouros
Sobre a PROAE/UFGD, Avaliação Socioeconômica e os diversos Programas de Assistência Estudantil, acessem: http://portal.ufgd.edu.br/pro-reitoria/proae


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