acessibilidade

Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Última Atualização: 14/07/2021


Laboratórios vinculados aos professores da Eng. Agrícola

 

O curso de Engenharia dispõe atualmente dos seguintes laboratórios e áreas didáticas para realizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão:
 

  • Laboratório de Projeto de Máquinas
Equipamentos disponíveis no laboratório: 04 computadores, 01 bancada eletro-hidráulica, 01 bancada para ensino de elementos de máquinas, Células de Carga (250, 500 e 5000 kg), Tacômetro digital, Sistema automático de aquisição de dados, Transdutor de Torque(1200 Nm) e 01 Datashow. Softwares para projeto de máquinas (CAD, CAE, CAM e CAPP).
Breve descrição: O Laboratório de Projeto de Máquinas é um espaço dedicado à apresentação de informações e dos projetos e pesquisas desenvolvida em grupo, que é especializado no desenvolvimento de produtos e processos na área de Engenharia Agrícola. Ele está capacitado para realizar concepções, modelagens cinemáticas e dinâmicas, estudos de viabilidade técnica-econômica, construção e testes (ensaios) de sistemas mecânicos, automação hidráulica e de máquinas e implementos agrícolas. É usada em aulas práticas, treinamento e aulas teóricas das disciplinas de Projeto de Máquinas Agrícolas, Elementos de Máquinas Agrícolas, Representação de Elementos Mecânicos, Otimização, Engenharia de Sistemas Agrícolas, Métodos Numéricos para Engenharia, Ergonomia em Máquinas Agrícolas, Avaliação do Desempenho de Máquinas Agrícolas.
 
  • Laboratório de Energia na Agricultura
Equipamentos disponíveis no laboratório: Briquetadora de laboratório, Mufla, Estufa, Balança digital, anemômetros, solarímetros, kit didáticos de energias renováveis, sistema solar de aquecimento de água.
Breve descrição: No laboratório são desenvolvidas atividades acadêmicas e de pesquisa que atendem as disciplinas Energia da Biomassa, Energia na Agricultura, Fontes Renováveis de Energia e Trabalho de Conclusão de Curso.
 
  • Laboratório de Construções Rurais
Equipamentos disponíveis no laboratório: Serra circular de bancada, kit para determinação do limite de plasticidade, kit para determinação do limite de liquidez, prensa eletrônica para telhas, balanças, aparelho de Casa Grande elétrico e com contador, cilindros de cravação, Agulha de Proctor com mola, conjunto Slump Test, betoneira, prensa manual de tijolos, algumas vidrarias e ferramentas em geral.
Breve descrição: O laboratório e seus equipamentos são usados em aulas teóricas e práticas das disciplinas de Estruturas para Construções Rurais, Mecânicas dos solos, e Materiais de Construção.
 
  • Laboratório de Eletrotécnica e Eletrônica Aplicada a Agricultura
Equipamentos disponíveis no laboratório: Bancada Didática de Instalações elétricas e acionamentos de motores, Inversor de frequência, Kit didático de simulação de defeitos em partida de motores elétricos, Bancada didática de eletrotécnica, Bancadas didáticas de eletrônica analógica, digital, microcontroladores e eletrônica de potência, Motores elétricos de Corrente contínua e alternada, Osciloscópio, Multímetro de bancada, Década resistiva e Década capacitiva, Gerador de sinais, Frequencímetro de bancada e portátil, Multímetros portáteis, Alicates amperímetro portáteis, Terrômetro, Megômetro, Fonte de bancada variável de 0 a 30 V DC, Analisador de qualidade de energia, Variác Mono e Trifásico, Kit para confecção de placas de circuito impresso, Maletas de ferramentas para eletrônica, Exaustor de fumaça para solda de placas de circuito impresso, Estação de solda, Placas de Protoboard de 2420 furos, Breadboard fios para protoboard,  3 conjuntos de gaveteiros para componentes eletrônicos diversos, contendo resistores, capacitores cerâmicos e eletrolíticos, transistores, leds, reguladores de tensão e CI diversos, Armário com diversos livros, apostilas, manuais técnicos e revistas especializadas em eletrônica e eletrotécnica. 
Breve descrição: O Laboratório é usado na realização de aulas práticas e montagem de protótipos relacionados à Eletrotécnica e Eletrônica Aplicada a Agricultura.
 
  • Laboratório de Tratores e Motores
Equipamentos disponíveis no laboratório: Motor diesel, 6 cilindros, marca Mercedes Benz; Motor monocilíndrico estacionário; peças diversas; trator TL 85 com piloto automático e taxa variada, instrumentado por telemetria para medição de combustível, força de tração e patinagem.
Breve descrição: O Laboratório é usado na realização de experimentos relacionados eletrônica e instrumentação embarcada, e em aulas práticas das disciplinas: Motores e Tratores Agrícolas, para o curso de Engenharia Agrícola e Motores e Mecanização para Aquicultura, para o curso de Engenharia de Aquicultura.
 
  • Laboratório Máquinas e Implementos Agrícolas
Equipamentos disponíveis no laboratório: Quadriciclo com amostrador de solo e penetrometria. Máquinas agrícolas para manejo de cobertura, preparo do solo, plantio, controle fitossanitário, colheita e agricultura de precisão.
Breve descrição: O Laboratório é usado na realização de experimentos relacionados a plantabilidade, desenvolvimento de dosadores de semente, manejo do solo e em aulas práticas das disciplinas:  Máquinas e Implementos Agrícolas para os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Zootecnia.
 
  • Laboratório de Pré-Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas
Equipamentos disponíveis no laboratório: Câmara fria (9 m2), Câmara climática, câmaras do tipo B.O.D., Estufas com circulação forçada de ar, Balanças analíticas e  semi-analíticas, Colorímetro modelo ColorFlex EZ da marca HunterLab®, Máquina de ensaio universal de teste (Texturômetro) completo modelo “TA Hdi Texture Analyser” da marca Stable Micro Systems, Secador experimental de camada fixa com controle automático de temperatura e velocidade do ar, Equipamentos experimentais para avaliação de propriedades físicas e danificação mecânica, Micro-computadores, Paquímetros digitais, Termo anemômetros, Amostradores, Peneiras metálicas e Homogeneizadores para classificação vegetal de grãos, Condutivímetros de bancada, Vidrarias em geral e Reagentes.
Breve descrição: O Laboratório é usado na realização de experimentos relacionados à análise das propriedades físicas e avaliação da qualidade física, sanitária, fisiológica e nutricional de grãos, sementes, plantas medicinais, frutas e demais espécies submetidas aos processos de secagem e armazenamento. Além disso, o laboratório é utilizado nas aulas teóricas e práticas das disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas à Engenharia de Pós-Colheita de Produtos Agrícolas dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD.
 
  • Laboratório de Termodinâmica e Energia
Equipamentos disponíveis no laboratório: Balanças, estufa, banho térmico, medidores de energia, sistemas de aquisição de dados, calibrador de manômetros e transmissores de pressão, bomba de vácuo, variadores de tensão, máquina de solda elétrica, multímetros, alicate amperímetro, tacômetro, luxímetro, sensores de umidade relativa, sensores de temperatura, transmissores de pressão, equipamento de solda oxi-GLP, torno de bancada, furadeira de bancada, termômetros, manômetros, ferramentas para uso geral e refrigeração.
Breve descrição: O Laboratório de Termodinâmica e Energia é utilizado para aulas práticas das disciplinas de graduação de Eletrificação Rural, Automação Agrícola e Termodinâmica e, das disciplinas de Refrigeração Agroindustrial e Termodinâmica Aplicada do curso de Mestrado  do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola. O Laboratório também é utilizado para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de energia, refrigeração e aquecimento e, o desenvolvimento de protótipos de sistemas de refrigeração e bombas de calor.
 
  • Laboratório de Construção Mecânica
Equipamentos disponíveis no laboratório: Torno mecânico universal, Fresadora, Solda convencional, Solda TIG, policorte. 
Breve descrição: O Laboratório de construção Mecânica está localizado no Prédio de Laboratórios do Curso de Engenharia Agrícola e compartilha os equipamentos com a Faculdade de Engenharias, sendo utilizado para aulas na área de Construção Mecânica, Práticas de Oficina, Projetos de Máquinas, Representação de Elementos Mecânicos, Materiais de Construção Mecânica. Além das aulas atende os projetos de pesquisa que demandam algum processo de manufatura de parte do equipamento experimental ou componentes para máquinas e equipamentos. Na extensão o laboratório tem atendido principalmente os projetos Baja da UFGD na construção de grande parte de componentes fabricados pelas equipes dos projetos.
 
  • Irrigação e Qualidade da Água
Equipamentos disponíveis no laboratório: aspersores, tubulações, conexões e acessórios.
Breve descrição: O Laboratório é usado nas aulas teóricas e práticas de irrigação, mostrando todos os componentes dos sistemas.
 
  • Laboratório de Propriedades Físicas de Produtos Agrícolas
Equipamentos disponíveis no laboratório: Germinador, B.O.D., Estufa, Balanças semi-analíticas, Contador de mil grãos, Condutivímetro de bancada, Vidrarias em geral e Reagentes.
Breve descrição: O Laboratório é usado na realização de experimentos relacionados à qualidade física, fisiológica e nutricional de grãos e sementes, e em aulas práticas das disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas à Pós-Colheita de Produtos Agrícolas.
 
  • Laboratório de Hidráulica e Hidrologia
Equipamentos disponíveis no laboratório: Bancada hidráulica demonstrativa para condutos forçados, Mini canal hidráulico de condutos livres, Equipamento de Reynolds, Bancada de associação de bombas, carneiro hidráulico e roda de água.
Breve descrição: O Laboratório é utilizado, sobretudo, para a realização de aulas didáticas. Nessas aulas são demonstradas as ocorrências da perda de carga em tubulações na bancada de condutos forçados e nas tubulações com piezômetros. Os tipos de regime de escoamento são demonstrados no equipamento de Reynolds.  Os estudos de associação de bombas são realizados na bancada de associação. O aproveitamento de quedas de águas é estudado com uso de carneiros hidráulicos e de roda de água. Muitos equipamentos hidráulicos são construídos artesanalmente pelos estudantes das disciplinas como atividades complementares. Testes de eficiência e de uniformidade de distribuição e vazão de emissores hidráulicos/irrigação podem ser realizados no local.
 
  • Laboratório de Processos Pós-Colheita
Equipamentos disponíveis no laboratório: BOD, Freezers, Balanças semi-analíticas, Secador Experimental de camada fixa e Computador, .
Breve descrição: O Laboratório é usado na realização de experimentos relacionados à secagem e armazenamento de grãos, sementes e plantas medicinais.
 
  • Laboratório de Informática/Laboratório de Geoprocessamento e Engenharia de Sistemas
Equipamentos disponíveis no laboratório: 26 computadores.
Breve descrição: O Laboratório é utilizado para aulas de graduação e pós-graduação visando o atendimento das disciplinas que usam aplicativos de computador na resolução de problemas da agricultura.
 
  • Laboratório de Solos
Equipamentos: 1 (um) Espectrofotômetro de absorção atômica; 2 (dois) Espectrofotômetro; 1 (um) Fotômetro de chama; 1 (um) Peagâmetro; 1 (um) Agitador de tubo de ensaio; 1 (um) Agitador mecânico; 1 (um) Agitador magnético; 2 (dois) Agitador de peneira mecânica a seco; 2 (dois) Agitador de peneiras úmido - tipo yoder; 1 (um) Balança analítica; 1 (um) Balança de precisão; 1 (um) Deionizador de água; 2 (dois) Destilador de água; 2 (dois) Conjunto de peneira; 4 (quatro) Estufa de secagem e esterilização; 2 (duas) Estufa de circulação de ar; 3 (três) Mesa agitadora; 3 (três) Microcomputadores extra; 1 (um) Moinho WEG.; 2 (dois) Bloco digestor 40 provas; 1 (um) Destilador de nitrogênio Kjeldahl, 02 Penetrógrafos de Bancada, Câmara de Richards, Mesa de Tensão, 02 consolidômetros, 01 aparelho de Vane teste e 01 chapa aquecedora.
 
  • Sala de Representação Gráfica
  • Área didática e experimental irrigada por sistemas mecanizados
  • Área didática e experimental irrigada por sistemas não mecanizados
  • Área didática e experimental para cultivo em ambiente protegido
  • Estação meteorológica
  • Área didática e experimental para produção animal
  • Área didática e experimental para produção vegetal

 
O curso de Engenharia Agrícola conta com as instalações da Fazenda Experimental de Ciências Agrárias (FAECA) para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa. A FAECA é um Órgão Suplementar da Universidade Federal da Grande Dourados, a qual possui natureza técnica, didático-científica e de prestação de serviços na área de ciências agrárias e correlatas. A fazenda possui 294 ha e dispõe de sete tratores, três pulverizados, três semeadoras-adubadoras, dois subsoladores, três grades, arados de disco e de aiveca, sulcadores-adubadores, distribuidores de insumo, fábrica de ração, oficina mecânica, prédio com salas de aulas, dois galpões de máquina (um geral e um para equipamento de cana-de-açúcar), duas estufas, uma estação meteorológica.
 


Fim do conteúdo da página