acessibilidade

Início do conteúdo da página

AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEX, por meio da Divisão de Políticas de Extensão e Atividades Gerenciais - DIPE, é a responsável pelo acompanhamento e avaliação das ações de extensão aprovadas institucionalmente, bem como, pelo processo avaliativo da extensão no âmbito institucional.

As avaliações das ações de extensão acontecem primeiramente pela análise dos relatórios parciais e finais das ações, assim como, pela apreciação dos relatórios encaminhados pelos bolsistas. Por meio desses relatórios é possível estabelecer um dos parâmetros para checar a efetividade das ações, a contribuição para a formação do acadêmico-bolsista, o alcance, os impactos: social, econômico, científico, ambiental e tecnológico, os produtos gerados, as mudanças e dificuldades ocorridas, a efetiva participação do público-alvo e a geração de produções científicas.

Outra forma de acompanhamento e avaliação, que está em viés de ser implantada, é a visitação in loco, nestas ocasiões serão realizadas entrevistas com as comunidades atendidas e com os coordenadores das ações.

A DIPE, também, realizou no ano de 2017 o primeiro mapeamento das ações de extensão financiadas pela PROEX. O resultado do mapeamento indicou, uma distribuição não uniforme das ações dentro do perímetro urbano de Dourados/MS, com regiões com ausência ou reduzida presença extensionista. Diante desse quadro a Pró-Reitoria publicou o Edital PROEX/PIBEX/PIVEX Nº 39, de 10 de julho de 2018, para ações com ônus a serem executadas no ano 2019, o qual define áreas geográficas prioritárias de execução e financiamento de ações.


Fim do conteúdo da página