-A A +A

Estrutura Curricular



A estrutura curricular do PPGG/UFGD é composta por 02 disciplinas obrigatórias, 14 disciplinas optativas que abrangem as temáticas das 2 linhas de pesquisa e 3 disciplinas de Tópicos Especiais (I, II e III) com ementas “abertas” que permitem a inclusão de temas e questões não contempladas nas demais disciplinas optativas e que possam ser oferecidas por docentes do próprio programa ou externos a ele.

Disciplinas Obrigatórias:

A disciplina “Tópicos Especiais de Geografia” (75 horas, 05 créditos) é obrigatória para os alunos do mestrado e doutorado. O objetivo da disciplina é fornecer elementos e fundamentação teórica sobre os conceitos e categorias da Geografia presentes na área de concentração e linhas de pesquisa do Programa. Desta forma, procura-se discutir os conceitos de espaço, região, território e fronteira considerando as principais questões postas à Geografia no contexto da produção do conhecimento na contemporaneidade, bem como, compreender as relações entre (re)produção do espaço, região e fronteira, tangenciando questões sobre o planejamento e as dinâmicas produtivas.
Ementa: Produção do Espaço Regional; fronteira; reprodução social; planejamento e dinâmicas produtivas.

A disciplina “Seminários de Doutorado” (75 horas, 05 créditos) é obrigatória para os alunos do doutorado caracterizando-se como seminários de aprofundamento teórico-metodológico sobre temas de caráter abrangente, gerais ou relativos à área de concentração, programados de acordo com propostas submetidas à Coordenadoria do Curso e envolvendo participação de especialistas convidados. A disciplina também prevê a apresentação e discussão de temas atuais relacionados à ciência geográfica com ênfase aos projetos de pesquisa em andamento, inclusive relacionados aos temas de tese.
Ementa: Apresentação e discussão de temas atuais relacionados à ciência geográfica com ênfase aos projetos de pesquisa em andamento, inclusive relacionados aos temas de tese. Seminários de aprofundamento teórico-metodológico sobre temas de caráter abrangente, gerais ou relativos à área de concentração, programados de acordo com propostas submetidas à Coordenadoria do Curso e envolvendo participação de especialistas convidados.

Disciplinas Optativas (Linha de pesquisa Políticas Públicas, Dinâmicas Produtivas e da Natureza):

- Agricultura, logística e dinâmica regional (75 horas/05 créditos)
Responsável: Prof. Dr. Ricardo Abid Castillo
Ementa: Modernização da agricultura brasileira: formação dos complexos agroindustriais e agricultura científica globalizada. Expansão e consolidação das fronteiras agrícolas modernas. Dinâmica regional em áreas do Grande Cerrado do Brasil Central: regiões naturais, regiões tradicionais, regiões de planejamento, regiões competitivas. Circuitos espaciais produtivos e logística agroindustrial em áreas de expansão e consolidação de fronteiras agrícolas modernas: Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia.

- Ciência, Geografia e Análise de Sistemas Ambientais (75 horas/05 créditos)
Responsável: Prof. Dr. Charlei Aparecido da Silva
Ementa: Paradigmas científicos. A ciência Geografia na contemporaneidade. A concepção sistêmica: histórico e evolução. A análise sistêmica na Geografia. O uso da concepção sistêmica na Geografia. Do geossistemas a análise ambiental. A utilização de modelos de análise: a modelagem de sistemas ambientais e geotecnologias. O diagnóstico, a análise e a prognose dos sistemas ambientais.

- Desenvolvimento, Territorialidade e Problemas Socioambientais (75 horas/05 créditos)
Responsável: Prof. Dr. Edvaldo Cesar Moretti
Ementa: A evolução histórica da ideia de desenvolvimento. Território e o modelo de desenvolvimento. O modelo de desenvolvimento e a ideia de crises. A crise ambiental. As propostas de superação: o eterno retorno da ideia de desenvolvimento e suas territorialidades.

- Dinâmica Econômica e Formação Socioespacial Brasileira (75 horas/05 créditos)
Responsável: Profa. Dra. Lisandra Pereira Lamoso
Ementa: Conceitos e categorias para análise do território brasileiro sob o prisma do processo de desenvolvimento econômico nacional. Pactos de poder e desenvolvimento a partir dos anos noventa. Vetores da globalização. A questão da integração sul-americana e a inserção do Mato Grosso do Sul na economia internacional.

- Estado e Desenvolvimento Capitalista no Brasil (75 horas/05 créditos)
Responsável: Prof. Dr. Adauto de Oliveira Souza
Ementa: Concepções de Estado; Padrão de financiamento público e capitalismo no Brasil; Estado e desenvolvimento: o caso de Mato Grosso do Sul.

- Estado e Políticas Públicas (75 horas/05 créditos)
Responsável: Prof. Dr. Guillermo Alfredo Johnson
Ementa: Diversidade e complexidade das concepções de Estado e de políticas públicas, destacando o contexto histórico, político e geográfico. Evidências do aspecto geopolítico na gênese das políticas públicas. Protagonismo estatal na ocupação territorial. Repercussões das concepções de Estado, as decorrências destas na configuração das políticas públicas e os desdobramentos geopolíticos. Aproximação das ferramentas teóricas de análises e avaliação das políticas públicas ao acervo instrumental de estudo geográfico.

- Estudos Teóricos Aplicados em Geografia e no Planejamento Ambiental (75 horas/05 créditos)
Responsável: Prof. Dr. André Geraldo Berezuk
Ementa: A relação entre a ciência geográfica e a esfera técnica ambiental; compreensão e discussão do estado da arte ambiental no Brasil; a Política Nacional de Recursos Hídricos e a importância dos Comitês de Bacia Hidrográfica; o Estado do Mato Grosso do Sul e a PNRH; procedimentos aplicados ao processo de Licenciamento Ambiental; o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, problemas, desafios e proposições.

Disciplinas Optativas (Linha de Pesquisa Espaço e Reprodução Social: práticas e representações)
 
- Exclusão Social e Geografia (75 horas/05 créditos)
Responsável: Prof. Dr. Alexandre Bergamin Vieira
Ementa: Reflexão e debate acerca do conceito de exclusão social e sua interface com a Geografia. Gênese e evolução do conceito de exclusão social.

- Fronteira, Interculturalidade e Processos Educativos (75 horas/05 créditos)
Responsável: Profa. Dra. Flaviana Gasparotti Nunes
Ementa: Fronteira: território, identidade e alteridade. As relações entre educação e cultura(s). Multiculturalismo, interculturalidade e processos educativos.

- Fronteiras, Territórios e Migrações (75 horas/05 créditos)
Responsável: Prof. Dr. Jones Dari Göettert
Ementa: Fronteiras: novos e velhos significados. Estado-nação e fronteiras. Fronteiras políticas, culturais e étnicas. Territórios: materialidades e imaterialidades. Migrações: mobilidade da força de trabalho, redes sociais, sujeitos e trajetórias. Processos de identificação e diferenciação. Fronteiras, territórios e (e/i)migrações entre Brasil e Paraguai.

- Movimentos Sociais e Conflitos no Campo (75 horas/05 créditos)
Responsável: Prof. Dr. João Edmilson Fabrini
Ementa: A gênese contraditória da expansão do capitalismo e conflitos sociais no campo. Os movimentos sociais no campo e questão agrária no Brasil. Movimentos camponeses e luta pela terra e reforma agrária.

- Multiplicidade Territorial e Fronteiras (75 horas/05 créditos)
Responsável: Prof. Dr. Marcos Leandro Mondardo
Ementa: Multiplicidade territorial e fronteiras na contemporaneidade; sociedade de des-controle e espaços de exceção; fronteiras, territórios e identidades em Mato Grosso do Sul.

- Questão Agrária, Reprodução Social e Geografia (75 horas/05 créditos)
Responsável: Profa. Dra. Márcia Yukari Muzusaki
Ementa: A questão agrária no modo capitalista de produção. A abordagem geográfica sobre a questão agrária. Transformações recentes no campo brasileiro.

- Urbanização e Produção do Espaço Urbano (75 horas/05 créditos)
Responsável: Profa. Dra. Maria José Martinelli Silva Calixto
Ementa: Divisão social do trabalho, origem e desdobramento do processo da urbanização. Processo de construção do conceito de produção: historicidade e práxis. Processo de produção e reprodução do espaço urbano: práticas e representações. Produção e reprodução territorial do espaço urbano. Agentes da produção e reprodução territorial do espaço urbano: estratégias, práticas e ações. Produção, apropriação e apreensão do espaço urbano.

 



CALENDÁRIO
UFGD - Unidade 1
Rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso, Cx. Postal 322 - CEP 79825-070
67 3410-2002

UFGD - Unidade 2
Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitaria, Cx. Postal 533 - CEP 79804-970
67 3410-2001

Este Sítio Web é acessível via IPv6!