acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 12/03/2024

COORDENADOR DE CULTURA - (67) 3410-2877
Gil Esper

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS - (67) 3410-2872
Elizangela Rodrigues da Silva Pegorare
Ângela Watte Schwingel
​Ana Carolina Santana Moreira (cedida p/ Ministério dos Direitos Humanos)
 
DIVISÃO DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS, DIFUSÃO E PRODUÇÃO CULTURAL - (67) 3410-2875
Camila Faca 
Willian Pagnocelli
Thaís Fernandes Costa (cedida p/ Ministério da Cultura)
Graziela Moura (afastada para capacitação)

APRESENTAÇÃO
A Coordenadoria de Cultura (COC) faz parte da estrutura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Seu foco é desenvolver e implementar projetos e ações culturais, priorizando os eixos de promoção do conhecimento, intercâmbio de saberes e formação. Composta por servidores administrativos de variadas áreas, o setor gerencia projetos de extensão voltados para a cultura, incluindo oferta de bolsas cultura, auxílio músico, Orquestra UFGD, Mostra Audiovisual de Dourados, Festival Internacional de Teatro, Festival Douradense de Música, Celebração e Festival de Grafite. 
A Coordenadoria de Cultura da UFGD mantém um envolvimento ativo com a comunidade acadêmica, artistas, profissionais, colaboradores da instituição e a comunidade externa. Através dos trabalhos, busca valorizar, fortalecer e promover as expressões artísticas dentro e fora da UFGD.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO: 
Atendimento presencial
Coordenadoria de Cultura: 7h  às 19h, de segunda-feira a sexta-feira
Contato: +55 67 3410-2877 / +55 67 99180-7578 (whatsapp)
E-mail: cultura@ufgd.edu.br 
Redes sociais: @culturaUFGD | facebook.com/culturaUFGD
Links importantes: https://linktr.ee/cultura.ufgd


PROJETOS E AÇÕES CULTURAIS DA COORDENADORIA DE CULTURA EM 2024

Orquestra UFGD
@orquestraUFGD | facebook.com/orquestraUFGD
A Orquestra UFGD é um projeto de extensão desenvolvido pela Coordenadoria de Cultura (COC), sob coordenação e regência da servidora Thais Costa, que visa realizar a prática musical com a comunidade. O projeto está em desenvolvimento desde 2013 e vem contribuindo para a ampliação das expressões artísticas desenvolvidas, apoiadas e realizadas pela Universidade.
Ao longo desses anos, a Orquestra desenvolveu como agenda de atividades a realização diversos concertos, incluindo a participação nos eventos da Instituição, a promoção de uma agenda artística de concertos da temporada oficial da Orquestra no Teatro Municipal de Dourados e os concertos itinerantes nas cidades que compõem a região da Grande Dourados.
Atualmente, a Orquestra UFGD é composta por mais de 40 membros da comunidade e de cidades da região da Grande Dourados. Os ensaios do grupo ocorrem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h na sala de ensaio localizada na Unidade 1 da UFGD.

 

Mostra Orquestra 10 anos

Em 2023, o projeto Orquestra UFGD completou seus 10 anos de existência e, para comemorar essa data, propomos concertos itinerantes e atividades de formação em quatro municípios de Mato Grosso do Sul, sendo estes: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ponta Porã. O projeto está dividido em três importantes ações:  a) apresentação didática com repertório de música ; b) oficina de atividades musicais para formação e capacitação de professores em práticas coletivas musicais; c) mesa redonda sobre projetos socioculturais em música em Mato Grosso do Sul. As apresentações didáticas, oficinas e mesas redondas serão realizadas em 2024, em locais públicos abertos e/ou fechados dos municípios mencionados acima, conforme cartas de anuência das entidades parceiras. Em todas as apresentações haverá intérpretes de Libras e a transmissão pelo canal da Orquestra UFGD, disponível em plataforma digital. A circulação conta o fomento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) do Estado de Mato Grosso do Sul.


9ª Mostra Audiovisual de Dourados
@madUFGD | facebook.com/madUFGD

A 9ª Mostra Audiovisual de Dourados visa ser um espaço inclusivo e acessível para a exibição, debate e discussão da produção audiovisual regional e nacional na Grande Dourados. Destacando-se pela diversidade de linguagens e propostas cinematográficas, o evento promove a formação de público, unindo gerações de profissionais e entusiastas do audiovisual no Mato Grosso do Sul. Além de consolidar-se como um evento cultural relevante, a Mostra destaca a importância de superar barreiras, tanto materiais quanto simbólicas, para o acesso à cultura. A gratuidade nas exibições é essencial, mas a formação e capacitação do público são igualmente cruciais. Todas as iniciativas de formação e sessões de exibição reservarão vagas e disponibilizarão transporte para jovens vinculados a instituições, especialmente aqueles em áreas periféricas. A nona edição, busca reconectar a população às salas de cinema após a interrupção pela pandemia, com um foco especial no público infantojuvenil. A seleção de filmes prioriza parcerias com escolas, instituições públicas e organizações não governamentais para garantir o acesso de jovens, especialmente os residentes em áreas periféricas ou não urbanas, a todas as atividades do evento. Para além de seu evento principal, previsto para maio de 2024, o projeto da 9a Mostra Audiovisual de Dourados pretende estender suas atividades durante todo o ano de 2024 contando com oficinas e laboratórios de criação audiovisual que estarão em diálogo com os criadores de conteúdo de Dourados e região.

 

Arraiá Universitário

@culturaUFGD | facebook.com/culturaUFGD
O Arraiá Universitário da UFGD é realizado anualmente desde 2007, com vistas a integrar a comunidade interna e externa da UFGD, preservando, ainda, a tradição das festas juninas. O evento propicia um ambiente de lazer e descontração, aliado à disseminação cultural por meio de barracas de comidas típicas, apresentações de danças e musicais.

 

Mostra LGBTodes: Janelas da Diversidade

A MOSTRA LGBTODES: Janelas da diversidade é um projeto de circulação audiovisual itinerante que busca promover e evidenciar a representatividade de identidades e expressões da comunidade LGBT+. O projeto surge da necessidade de reafirmar a diversidade nas telas de cinema douradenses, atuando como uma plataforma para amplificar vozes que frequentemente são marginalizadas e sub-representadas em nossa sociedade. Trata-se de uma mostra de cinema que levará exibições de filmes com temáticas LGBT+ para locais públicos, incluindo áreas periféricas da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. O projeto tem como objetivo ampliar o acesso a conteúdo diversificado, proporcionar reflexão e promover diálogos sobre questões relacionadas à diversidade de gênero e orientação sexual, criando um espaço de inclusão e afirmação da diversidade na comunidade douradense.

 

Incubadora Cultural da UFGD

A 'Incubadora Cultural da UFGD' propõe a criação de um projeto piloto voltado para o desenvolvimento e apoio a artistas, produtores e gestores culturais, visando tornar-se uma iniciativa permanente da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, em colaboração com a Coordenadoria de Cultura e a Divisão de Incubadoras da UFGD. Com duração de um ano, o projeto concentra-se na implementação da incubadora cultural, oferecendo ações de formação e instrumentalização para a participação em editais, auxiliando nas inscrições e proporcionando suporte estratégico. O foco do projeto é incubar pelo menos três grupos, incluindo um composto por integrantes indígenas. Para esses grupos, serão oferecidos serviços de auxílio na criação de portfólios, gestão e produção de seus trabalhos. A iniciativa busca não apenas fortalecer a presença artística e cultural na universidade, mas também promover a diversidade e inclusão, garantindo que diferentes expressões culturais encontrem espaço para florescer. O projeto piloto servirá como base para a consolidação da Incubadora Cultural, tornando-se um catalisador vital para o crescimento e desenvolvimento sustentável das atividades culturais na UFGD.

 


EDITAIS EM ANDAMENTO 2024

SELEÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS COM BOLSA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

SELEÇÃO PÚBLICA DE MUSICISTA PARA O PROJETO ORQUESTRA UFGD
 

ESCALA ATENDIMENTO EM TURNOS CONTÍNUOS NO SETOR:

 


CONTATO

[ Horário de Atendimento Coordenadoria de Cultura: 7h  às 19h, de segunda-feira a sexta-feira ]

COORDENAÇÃO DE CULTURA
Gil de Medeiros Ésper
Fone: (67) 3410-2877 / (whatsapp) - (67) 99180-7578
Email: cultura@ufgd.edu.br / gilesper@ufgd.edu.br

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS
Elizangela Rodrigues da Silva Pegorare
Ângela Watte Schwingel
(67) 3410-2872
​Ana Carolina Santana Moreira 
(cedida p/ Ministério dos Direitos Humanos)

DIVISÃO DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS, DIFUSÃO E PRODUÇÃO CULTURAL
Camila Faca 
(67) 3410-2875
Willian Pagnocelli
(67) 3410-2874
Thaís Fernandes Costa (cedida p/ Ministério da Cultura)

Graziela Moura (afastada para capacitação)
Fim do conteúdo da página

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Se você é técnico(a) administrativo, ou docente da UFGD e tem interesse em propor uma ação ou projeto na área de cultura fique atento aos nossos editais. Atualmente a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) conta com editais específicos para seleção de projetos e ações culturais que aconteçam dentro e fora da universidade prevendo também bolsas para os estudantes participantes. Siga nossas redes e fique por dentro dos nossos editais: Redes sociais: @culturaUFGD | facebook.com/culturaUFGD

Se você é estudante da UFGD e quer atuar junto aos projetos da Coordenadoria de Cultura da UFGD, precisa estar atento aos editais publicados no site da universidade (https://editais.app.ufgd.edu.br). Atualmente temos alguns projetos e programas de extensão que contam com vagas para bolsistas, como Orquestra UFGD, UFGD + Cultura, Incubadora Cultural e outros. Siga nossas redes e fique por dentro dos nossos editais: Redes sociais: @culturaUFGD | facebook.com/culturaUFGD