-A A +A

AGENDA DE EVENTOS




Igualdade de gênero e a consubstancialidade das relações de gênero, classe e raça/etnia
A Biblioteca Central UFGD oferece a toda a comunidade, de forma gratuita, a palestra “Igualdade de gênero e a consubstancialidade das relações de gênero, classe e raça/etnia”. O encontro está marcado para o dia 22 de março, às 14h, na Biblioteca Central (Unidade 2). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail biblioteca.atendimento@ufgd.edu.br. A palestra será ministrada pela mestranda em Sociologia, Camila Camargo Ferreira, e pela mestranda em Antropologia, Daniele Lourenço Gonçalves, ambas da UFGD e faz parte do calendário Plano de Atividades Anual da Biblioteca. Para acompanhar as futuras atividades, acesse o link: https://www.facebook.com/bibliotecacentralufgd.

Posse de novos docentes
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas convida para a solenidade de posse de novos servidores que será realizada nesta quarta-feira (22), às 15h, na Sala 104 da FADIR (Rua Quintino Bocaiuva, nº 2.100, esquina com Manoel Santiago, no Jardim da Figueira).
Os docentes que serão empossados são: Caroline Barbosa Contente Nogueira (com lotação na FADIR), Cristiane Storck Schwalm (FACET), Luis Cesar Castrillon Mendes (FCH) e Victor Hugo Rodrigues de Souza (FACET).

Forte de Coimbra
A UFGD convida para a solenidade de apresentação das propostas de projetos e ações para o Forte de Coimbra, que será realizada em 24 de março, às 15h, no auditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).
O evento contará com a banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, lançamento do vídeo institucional da Base de Estudos Forte de Coimbra, entrega do projeto da Praça Comunitária da Vila de Forte Coimbra e a apresentação das propostas de projetos e ações de 2017 da UFGD para o Forte.
Já às 20h30 será feita a abertura oficial da Exposição Fotográfica do Forte de Coimbra, no shopping Avenida Center, onde a exposição ficará até 09 de abril. A Exposição ocorre em parceria com a Uems, 3ª Cia. Forte de Coimbra e shopping. Escolas interessadas em agendar a visitação podem entrar em contato com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD pelo fone 3410-2870 e e-mail proex@ufgd.edu.br.

Defesas de Dissertaões do Mestrado em Sociologia
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD convida toda a comunidade para a 28ª e 29ª Defesas Públicas de Dissertação do Programa. Dia 27 de março, às 9h, na Faculdade de Direito e Relações Internacionais  - FADIR/UFGD, será defendido o trabalho intitulado: “DEBAIXO DA TERRA: UMA GENEALOGIA CARTOGRÁFICA ACERCA DOS DISCURSOS QUE PERMEIAM AS TESSITURAS RIZOMÁTICOS DA PEC 215”, pela mestranda Rayane Bartolini Macedo. Fará parte da banca examinadora: a professora doutora Simone Becker – Presidente/Orientadora (PPGS/UFGD); o professor doutor Augusto Marcos Fagundes Oliveira – Membro Titular (UESC-BA); a professora doutora Célia Maria Foster Silvestre – Membro Titular (UEMS/Amambai); o professor doutor Marcelo da Silveira Campos – Membro Titular (PPGS/UFGD) e o professor doutor Rodolfo Arruda Leite de Barros – Suplente (PPGS/UFGD).
A outra defesa de dissertação será do mestrando Claudorimo Almeida Santos, com o trabalho intitulado: “QUEM VAI AO CONSELHO? O PERFIL DOS MEMBROS DOS CONSELHOS DO PROSA E BANDEIRA DE CAMPO GRANDE (MS)”. A defesa será no dia 28 de março, às 9h30, na Faculdade de Ciências Humanas/UFGD. A banca examinadora será composta pelo professores doutores: Marcos Antonio da Silva – Presidente/Orientador (PPGS/UFGD); Daniel Estevão Ramos de Miranda – Membro Titular (UFMS); Guillermo Alfredo Johnson – Membro Titular (PPGS/UFGD); Davide Giaccobo Scavo – Suplente (PPGS/UFGD) e Marcilio Rodrigues Lucas – Suplente (PPGS/UFGD).

Defesa da primeira tese em Biotecnologia e Biodiversidade
A coordenação do Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade convida todos para a defesa da primeira tese do programa. Intitulada “Avaliação farmacológica e toxicológica do extrato etanólico das folhas de Salvia lachnostachys Benth e de fruticulina A em modelo experimental com roedores”, a tese será defendida por Joyce Alencar Santos, sob orientação da professora Cândida Aparecida Leite Kassuya. A defesa acontece no dia 28 de março, às 14h30, na sala 40 da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, na Unidade 2.

UFGD Sem Opressão
Para somar com as atividades destinadas às mulheres durante o mês de março, a Ouvidoria da UFGD promoverá, no dia 29 de março, uma roda de conversa sobre as opressões às quais as mulheres são submetidas, especialmente no ambiente acadêmico.
A roda “Mulheres sem opressão” faz parte do projeto UFGD Sem Opressão e vai acontecer no Hall de entrada do Auditório Central, na Unidade II, com início às 13h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://goo.gl/GmuWWQ.
Informações: ouvidoria@ufgd.edu.br

Defesa de Dissertação
A mestranda Ana Paula Oliveira e Fernandes será a primeira aluna surda a obter o título de mestre pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. A dissertação "Diferenças entre fala e escrita do surdo: reflexões teóricas segundo uma experiência própria"  será defendida no dia 31 de março, às 14h, na Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso - Dourados/MS). Ana Paula é do Mestrado em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE e tem como orientadora a professora doutora Rita de Cássia Pacheco Limberti. A conclusão no mestrado constitui um marco histórico nas conquistas da luta da comunidade surda e um episódio emblemático do processo de inclusão da comunidade acadêmica, acentuando os contornos do perfil da UFGD como instituição inclusiva e igualitária. O evento terá dois tradutores/intérpretes de Libras e um dos membros da banca é surdo.

Ciclo Cinematográfico de Temas Indígenas
O Cineclube UFGD promoverá o I Ciclo Cinematográfico de Temas Indígenas - Nhande Tape Porã, de 1º a 08 de abril. A exibição de filmes será aberta ao público, gratuita e direcionada ao patrimônio cultural material e imaterial indígena.
Na programação estão curtas metragens, incluindo documentários, ficção e animações, produzidos ou com participação de indígenas de Mato Grosso do Sul e outros realizados por não indígenas que tratam de questões nacionalmente debatidas, como a do território. 
A realização é do projeto de extensão Cineclube UFGD e instituições parceiras, entre elas o Coletivo Cultural Cinema Sete Flechas (RJ), Associação Cultural dos Realizadores Indígenas do MS - ASCURI, Secretaria Municipal de Educação, Coletivo Cultural Casa dos Ventos e Faculdade Intercultural Indígena - FAIND/UFGD. 
Confira a programação na página do evento

5ª Mostra Audiovisual de Dourados
De 18 a 28 de maio de 2017, a Coordenadoria de Cultura da UFGD, vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), realizará a 5ª Mostra Audiovisual de Dourados. O principal objetivo é proporcionar um encontro de exibição, debate e discussão da produção do audiovisual regional e nacional. 
Entre as novidades desta 5ª edição está a premiação de até três filmes nanometragem (com duração máxima de 1 minuto) para serem exibidos na Mostra Minuto da MAD e no Cineclube UFGD. Nesta seleção poderão participar alunos de escolas públicas de Dourados, através de um responsável com idade superior a 18 anos e com vínculo com a escola. O prazo para essas inscrições termina em 07 de abril.
Informações: https://www.madufgd.com/. 

Exposição de artes plásticas
De 12 a 19 de abril, a UFGD sediará a exposição de artes plásticas “Descobrindo sensações... Transmutando Imagens”, de Marcely Mendes, no hall de entrada do cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).
O público poderá conferir e também adquirir pinturas e desenhos da artista que são resultado de projeto realizado com recursos do Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural (FIP). A UFGD apoia a exposição por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.
Escolas interessadas em agendar visitas guiadas podem entrar em contato com a artista por meio do fone 99651-6350 e do e-mail marcelipmendes@gmail.com

III Erebio Regional 1
O III Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 (SP, MS e MT) será realizado entre 08 e 10 de outubro no campus de Campo Grande da UFMS. Com o tema "Avanços e desafios no ensino de Ciências e de Biologia", o evento reunirá professores da Educação Básica que atuam com o ensino de Ciências ou Biologia nas diferentes etapas da escolaridade, educadores que desenvolvem experiências no campo da educação em ciências em diferentes espaços educacionais, além de pesquisadores e estudantes dessas áreas. O objetivo principal é refletir sobre as transformações ocorridas na educação e na formação docente nos últimos anos, os reflexos nas diretrizes atuais e futuras para o ensino e para a divulgação da ciência em espaços formais e não formais e as perspectivas futuras. O  prazo para a submissão de trabalhos vai até o dia 13 de abril. Contatos podem ser feitos pelo endereço de correio eletrônico sbenbioregional1@gmail.com.

4º Festival Douradense de Música
Entre os dias 23 de julho a 13 de agosto, a UFGD realiza o 4º Festival Douradense de Música (FESDOM) com concertos, shows e intervenções musicais que acontecerão em espaços públicos e no Teatro Municipal de Dourados.
Os interessados em ministrar as oficinas que vão integrar a programação podem fazer a inscrição até 17 de abril e as informações estão disponíveis no edital.
São aceitas cinco modalidades de oficina: Improvisação e Repertório; Regência Coral e Instrumental; Introdução a Regência de Banda de Música; Educação Musical para Formadores; e Harmonia e Arranjo. 

Orquestra UFGD
Neste ano, a Orquestra UFGD possui três concertos confirmados que serão realizados já neste primeiro semestre: o concerto de abertura de temporada, que será realizado no dia 20 de abril com músicas populares; a abertura da V MAD, no dia 18 de maio e ainda haverá um concerto para crianças no dia 11 de junho. Todas as apresentações serão no Teatro Municipal de Dourados. A Orquestra da UFGD é um projeto de extensão da Coordenadoria de Cultura - COC, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) da UFGD. Ele é aberto para toda a comunidade interna e externa e visa proporcionar o ensino e a prática coletiva do fazer musical. 

IV Simpósio Nacional e III Internacional de Geografia, Literatura e Arte
Estão abertas as inscrições para o IV Simpósio Nacional e III Internacional de Geografia, Literatura e Arte (SIGEOLITERART), realizado pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH/UFGD). Com o tema central “Geografias e Artistagens n/da Fronteira – o acontecer do mundo babélico”, o evento ocorrerá entre os dias 24 e 26 de maio de 2017, no Auditório da UEMS. As inscrições de trabalhos deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, as vagas são limitadas a 150 e as participações serão condicionadas ao pagamento da taxa de inscrição, que varia de acordo com a categoria escolhida. Para fazer inscrição, conferir os eixos temáticos, valores, normas para apresentação de trabalhos e demais detalhes, acesse oficial do evento: http://www.geolinguagens.com.br/.

GeoSaúde – UFGD
De 27 de junho a 01 de julho será realizada a 8ª edição do GeoSaúde – UFGD: VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde. O evento terá como tema “Saúde na Fronteira e Fronteira(s) na Saúde”, já recebeu 163 trabalhos e contará com a presença de renomados pesquisadores do país, das Américas e de Portugal. A proposta é aprofundar as discussões teórico-práticas de Geografia e Saúde, o fortalecimento das redes nacionais e internacionais de pesquisadores e as trocas de experiências de diferentes contextos.
Informações: http://www.geosaude.org/programa-detalhado

21º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 8º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas
Entre os dias 18 e 22 de setembro acontecerá o 21º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e o 8º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas. O tema será “O Encontro dos Biomas Cerrado e Mata Atlântica: a exuberância do Pantanal, Bonito!" e as atividades serão realizadas no Centro de Convenções da cidade de Bonito. O evento está sendo organizado em parceria entre a UFGD, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF). O objetivo do Congresso é promover a atualização de conhecimentos por meio da divulgação dos mais recentes avanços gerados pela pesquisa dos setores. Informações sobre o processo de inscrição e sobre a programação podem ser obtidas no site do evento ou com a Boin Eventos, pelo telefone (67) 3211-2201 e pelo endereço de correio eletrônico floricultura@boineventos.com.br. 



_______________________________________
Servidor, quer que seu evento entre na agenda?
Envie as informações sobre data, local, público-alvo, inscrições e realização do evento para jornalismo@ufgd.edu.br. Lembre-se de escrever também os dados de contato, como link para blog/site, e-mail ou telefone.




CALENDÁRIO
UFGD - Unidade 1
Rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso, Cx. Postal 322 - CEP 79825-070
67 3410-2002

UFGD - Unidade 2
Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitaria, Cx. Postal 533 - CEP 79804-970
67 3410-2001

Este Sítio Web é acessível via IPv6!