-A A +A

LETRAS

O Programa de Pós-Graduação em Letras trabalha, em nível de Mestrado, com duas áreas de concentração: Literatura e Práticas Culturais e Linguística e Transculturalidade.

A vasta extensão da linha fronteiriça com os vizinhos Paraguai e Bolívia, além da completa imersão numa área de população indígena, pontuada por grupos quilombolas e por comunidades migrantes de outras regiões do país, faz aflorar as relações de transculturalidade sob as mais diversas formas de linguagem, que clamam por estudos e pesquisas, não só motivando um sem-número de pesquisas locais, como também atraindo pesquisadores de várias partes do país e do mundo.

Os principais objetivos deste Programa são: formar quadros profissionais para as atividades de ensino universitário e de pesquisa no campo das Letras, de modo a suprir a demanda de Mato Grosso do Sul e de estados vizinhos; firmar-se como centro de investigação e produção de conhecimentos avançados acerca das temáticas envolvidas; criar um espaço efetivo de reflexão interdisciplinar, atendendo às demandas científicas do tempo presente; participar de fóruns nacionais e internacionais de debate, de modo a aprofundar o afinamento das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa e de suas políticas com o cenário mundial.

LINHAS DE PESQUISA E SUAS ESPECIFICAÇÕES:

ÁREA: LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS

Literatura e Estudos Regionais, Culturais e Interculturais

Esta linha estuda a literatura e a cultura constitutiva do acervo do Estado de Mato Grosso do Sul e visa às relações entre a diversidade cultural da região e outros espaços culturais e diferentes temporalidades – o próprio e o alheio.

Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber

A linha visa a contemplar a reflexão sobre a literatura e suas interseções com outros saberes; estudar as demais áreas do conhecimento e as práticas culturais valorizando a interdisciplinaridade, as fronteiras contíguas ao discurso crítico.

ÁREA: LINGUÍSTICA E TRANSCULTURALIDADE

Linguística Aplicada e Estudos de Fronteira

Trabalha com Português LM/SL (Língua Materna/Segunda Língua) em contextos complexos, com a formação e construção de identidades docentes, com estudos de gêneros textuais numa perspectiva interacionista sociodiscursiva em contextos diversos e com letramentos nos processos contemporâneos de inclusão e exclusão.

Estudos de Língua(gens) e Discurso

A linha abarca estudos da língua-discurso, focando diferentes processos de produção/recepção de sentido em formas variadas de expressão verbal e não verbal, além de analisar o discurso sob o viés da corrente francesa.

INFORMES Nenhum informe no momento
CONTATO

Rodovia Dourados / Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Fone: (67) 3410-2013



CALENDÁRIO
UFGD - Unidade 1
Rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso, Cx. Postal 322 - CEP 79825-070
67 3410-2002

UFGD - Unidade 2
Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitaria, Cx. Postal 533 - CEP 79804-970
67 3410-2001

Este Sítio Web é acessível via IPv6!