acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
20
2016

UFGD, SES e Agepen firmam parceria em projeto de combate à tuberculose

  Atualizada: 20/04/2016
A UFGD, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) acertaram parceria para o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Identificação de estratégias de busca ativa de casos de tuberculose e rastreamento de contatos para controle da tuberculose nas prisões brasileiras”, de responsabilidade do professor Julio Croda. O termo de intenção de cooperação foi assinado no último sábado (16), durante a passagem da Caravana da Saúde por Dourados.
 
O projeto irá possibilitar o diagnóstico precoce da tuberculose entre detentos e servidores de presídios do Mato Grosso do Sul, por meio de uma unidade móvel, equipada com carroceria e blindagem com chumbo, dotada de laboratório e equipamento de radiografia analógica. Entre as ações de saúde que serão realizadas pelo projeto para identificação da doença estarão exames de radiografia de tórax e teste rápido molecular.
 
Pela parceria, será responsabilidade da SES repassar o aparelho de Teste Rápido Molecular, que será disponibilizado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose, além de R$137 mil para as despesas relativas à aquisição do baú adaptado para o caminhão. À Agepen, por sua vez, caberá levantar a demanda da população carcerária para as avaliações e oferecer estrutura física e de pessoal adequada ao funcionamento da assistência de saúde.
 
A tuberculose é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Devido às condições sanitárias das prisões brasileiras, a população privada de liberdade está no grupo de maior risco para o desenvolvimento da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência da doença nas prisões do Brasil é 25 a 50 vezes maior do que na população em geral. Recentemente, o Ministério da Saúde estabeleceu como prioridade o controle da doença nessas populações.



    Fotos