UFGD recebe 381 bolsistas para Iniciação Científica

Atualizada: 06/09/2016
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) recebeu na tarde desta segunda-feira (05) os 381 bolsistas de Iniciação Científica que agora farão parte dos seguintes programas da Universidade: PIBIC, PIBIT, PIBIC – AF, PIVIC, PIBIC – PNAES e o PIBIC – EM.

Os bolsistas são alunos de diversos cursos de Graduação e estudantes do Ensino Médio e foram recebidos no evento promovido pela Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD.

Segundo o coordenador de Pesquisa, professor Nelson Domingues, o investimento na Iniciação Científica é um importante passo para o desenvolvimento científico e explicou que a distribuição de bolsas dentro da Universidade se manteve, mesmo com uma redução de 20% em nível nacional. “A UFGD manteve esse compromisso e injetou recursos nessa área”.

O coordenador também enfatizou que cada acadêmico é responsável pelo seu trabalho e deve se comprometer com a pesquisa. “Invistam em vocês, nos seus grupos de pesquisas e façam o melhor, pois esse será um trabalho que deixará marca na vida acadêmica de vocês”, disse.

Durante a recepção, os estudantes assistiram a uma palestra com a pesquisadora da UFGD, professora doutora Maria do Carmo Vieira, uma das primeiras bolsistas da Universidade, ainda quando era UFMS, e reconhecida nacionalmente na área da pesquisa.

A professora, que também já coordenou o setor na Instituição, destacou que a Iniciação Científica é uma estratégia eficaz de transformação da vida acadêmica e da vida em sociedade. “E um dos objetivos da Iniciação Científica é o estímulo ao desenvolvimento, à criatividade e a dedicação à pesquisa”, destacou.

Na recepção aos estudantes da Iniciação Cientifica, quatro acadêmicos receberam um certificado de participação no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFGD – ENEPEX. Esses alunos participam da Jornada Nacional de Iniciação Científica, realizada na Bahia, como parte da programação da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e tiveram as passagens aéreas custeadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD como prêmio de melhor trabalho na edição do evento do ano passado.

Alexandre Martins Pinho (Letras), Franciely de Oliveira Neves (Zootecnia), Laiandra Machado de Almeida (Biotecnologia) e Lucas Serrano Tulio (Sistemas de Informação) foram premiados com os trabalhos selecionados nos eixos "Educação e Sociedade", "Meio Ambiente", "Saúde" e "Ciência e Tecnologia", respectivamente. Para os acadêmicos, estar na Iniciação Científica é um caminho que engrandece a carreira e ainda contribui para o progresso da pesquisa.

A Coordenadoria de Pesquisa da UFGD já confirmou que este ano também haverá premiação durante o ENEPEX para os melhores trabalhos nos respectivos eixos. Os vencedores ganharão uma passagem aérea para a reunião anual da SBPC, que será realizada em Belo Horizonte (MG).
Saiba mais sobre o ENEPEX em http://enepex.uems.br/